quarta-feira, 30 de setembro de 2020

TE CONTEI? O CONSELHO DELIBERATIVO NÃO PODE SE DEIXAR LEVAR PELO “PARADOXO DO COMPLICANCE”

 


 

De São Paulo, SP.


O QUÊ ESTÁ ACONTECENDO: 

A função primária da equipe de “compliance” é obedecer às regras que já estão estabelecidas e trabalhar dentro dos limites e processos existentes e não criar novas regras. É inevitável que a equipe de compliance desenvolva métodos e tarefas de reporte das diversas estruturas internas, para cumprir sua função. Quando os termos e linguagem da regulamentação são particularmente genéricos e vagos, algo comum na maioria dos programas de compliance, a turma de compliance aplica sua própria interpretação. Isso leva a checklists e procedimentos que se expandem, consomem mais recursos do que o necessário e criam processos que rapidamente se tornam manuais e redundantes.

 

POR QUÊ ISSO É IMPORTANTE: 

O fundo de pensão precisa: 1) ter uma infraestrutura otimizada que dê apoio às praticas de compliance; 2) desenvolver sistemas que funcionem “por desenho” e não que precisem ser configurados e customizados, como tradicionalmente ocorre . Hoje existe muita sobreposição entre diferentes iniciativas, incluindo segurança, privacidade e praticas de governança.

 

CONCLUSÃO: 

Um dos papeis do conselho é não deixar que o excesso de compliance diminua a velocidade do fundo de pensão.


Grande abraço,

Eder

 

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

TE CONTEI? SEU FUNDO DE PENSÃO PRECISA DE UMA ESTRATÉGIA PARA ANUNCIAR O PLANO DE PREVIDÊNCA EM 1-SEGUNDO

 


De São Paulo,


O QUÊ ESTÁ ACONTECENDO: 

Sem uma boa estratégia de marketing digital, os fundos de pensão terão dificuldade em “vender” seus planos, não importa se o alvo é um empregado da gen-z, a família dele ou um terceirizado. Quanto tempo um anúncio precisa estar disponível em uma mídia digital antes de ser visto? Qual o tempo de exposição de um anúncio antes que seja notado pelo cérebro? Um estudo bancado pela Mobile Marketing Association mostrou que em 400ms (piscar de olhos) o cérebro já viu e processou um anúncio no celular e em 700ms (uma só batida do coração) a pessoa já formou uma resposta emocional e cognitiva (positiva ou negativa).

 

POR QUÊ ISSO É IMPORTANTE: 

Desenhar uma estratégia de 1-segundo requer foco em áreas tipo: como atrair automaticamente a atenção das pessoas? Como engajar alguém no 1º segundo? Como causar impacto positivo? Como gerar resposta emocional e cognitiva que faça a pessoa se lembrar do anúncio e da marca? Esquece a longa narrativa, que revela a surpresa no final.   

 

CONCLUSÃO: 

Teste sua atenção consciente no vídeo abaixo. Quem matou Lord Smithe? Quão observador você é?



https://youtu.be/ubNF9QNEQLA

 

Fonte: Mobile Marketing Association Reveals Brands Need a One Second Strategy



quinta-feira, 24 de setembro de 2020

TE CONTEI? 10% DOS QUE NASCEREM EM 2031 ATINGIRÃO A IDADE DE SUPERCENTENÁRIO




De São Paulo, SP.


O QUÊ ESTÁ ACONTECENDO: 

Na época dos meus avós, quem chegava aos 100 anos era chamado de “centenário”, uma raridade. A longevidade evoluiu tanto, que os demógrafos precisaram criar o termo “supercentenários”, para denominar aqueles que passam de 110 anos. Hoje existem sites como o do Gerontology Research Group que publicam dados, tabelas e informações sobre os supercentenários vivos (ou não) no mundo. Esse aqui: https://bit.ly/3kJJjXo lista os supercentenários brasileiros.  

POR QUÊ ISSO É IMPORTANTE: 

Os atuários que trabalham na modelagem de previdência, seguros de pessoas e saúde sabem bem os impactos econômicos e as implicações sociais que vem junto com o aumento da longevidade. 

CONCLUSÃO: 

O post que publiquei há dois dias teve tanta repercussão que resolvi deixar esse link: https://bit.ly/33QAyUs para quem quiser navegar por gráficos interativos, dados e análises bem legais sobre expectativa de vida.


Grande abraço,

Eder.


TE CONTEI? NOVA PESQUISA DA MCKINSEY ANTECIPA ALGO QUE VENHO DIZENDO ...

 



De São Paulo, SP.


O QUÊ ESTÁ ACONTECENDO: 

Um novo estudo feito pelo “McKinsey Global Institute” com executivos C-Level fornece pistas sobre as mudanças que teremos pela frente: 85% dos executivos entrevistados reportaram ter havido significativa aceleração na digitalização e automação durante a pandemia; 83% disseram que pretendem contratar mais pessoas para funções de saúde e segurança; 70% pretendem fazer mais uso de trabalhadores temporários e subcontratados (como PJ), no futuro; e 15% disseram que pelo menos 10% dos empregados continuarão trabalhando remotamente por dois ou + dias/semana depois da pandemia.


PORQUE ISSO É IMPORTANTE: 

O 3º item mostra o impacto que os fundos de pensão podem esperar no nº de participantes. Conforme venho antecipando por aqui, a previdência corporativa será diferente do que é hoje.  


CONCLUSÃO: 

Antecipar a (dis)ruptura não requer apenas experiência passada, demanda "experiência futura". Vamos revolucionar o conselho do seu fundo de pensão?


Grande abraço,

Eder.



Fonte: CEO Daily – Fortune, Alan Murray  

Credito de Imagem: https://blog.42courses.com



quarta-feira, 23 de setembro de 2020

MARKETING EM FUNDOS DE PENSÃO



De São Paulo, SP.


A previdência complementar corporativa nunca precisou aplicar conhecimentos de marketing para vender planos para os potenciais participantes, bastava reunir os empregados numa sala e "divulgar" o novo beneficio.

Agora, temos o plano familia. Em breve, teremos os planos para terceirizados, para PJ, para temporários, depois ... ei voce aí, vai um planinho de previdência?

.... mas a coisa vai ficar ainda mais complicada porque no novo paradigma dos fundos de pensão os planos não serão mais vendidos, eles serão comprados

Quer saber mais? Tem a E.CARVA à disposição, com +30 anos de experiência para trás e +10 anos de experiência para frente: isso mesmo, antecipar a (dis)ruptura requer engenharia reversa do futuro ... mas, sai mais barato incorporar um conselheiro independente e revolucionar seu fundo de pensão.


Grande abraço,

Eder.



RISCOS CLIMÁTICOS NOS INVESTIMENTOS

 



De São Paulo  SP.

Os principais fatores que vem chamando a atenção dos investidores institucionais, como fundos de pensão, para a importância de incorporarem os riscos climáticos nas estratégias de investimentos são:


1. ACORDO DE PARIS - Cresce o nº de institucionais assumindo o compromisso formal de incorporar as metas ambientais encampadas por 195 países na COP21, como zerar a emissão de carbono ate 2050 e manter o aquecimento global abaixo de 2,0 graus celsius, preferencialmente até 1,5 graus até o fim do século.

2. OBRIGATORIEDADE LEGAL - Vem sendo adotada globalmente por diversos países, regulamentação obrigando institucionais a divulgarem o impacto dos riscos climáticos em seus portfolios, os riscos que representam para os investidores|participantes e as estratégias para atingirem as metas do acordo de paris.

3. PRESSÃO DOS "DONOS DO DINHEIRO" - A pressão dos verdadeiros donos do dinheiro, como participantes de fundos de pensão e acionistas de empresas de capital aberto, está chegando em um nível tal que em alguns anos veremos conselhos de administração inteiros sendo destituídos caso sigam fazendo vista grossa para o assunto. 

Foi isso que ouvi hoje no webcast da Northern Trust, organizado pela Investment & Pensions Europe


Grande abraço,

Eder.

AUMENTO DA EXPECTATIVA DE VIDA 1700-2013

 


De São Paulo, SP.

Ao contrário do que se pode pensar, o aumento da expectativa de vida não ocorreu devido apenas a redução da mortalidade infantil que, claro, teve enorme contribuição para o crescimento da longevidade nas faixas etárias iniciais. 


A expectativa de vida aumentou em TODAS as faixas etárias, como pode ser constatado no gráfico abaixo resultante de um estudo feito em England & Whales cobrindo 300 anos.

Nota: O "Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte" (Reino Unido) compreende desde 1922 quatro países : Inglaterra (England), Escócia, País de Gales (Whales) coletivamente formam a Grã-Bretanha e quando acrescida a Irlanda do Norte formam o Reino Unido.

Independente da idade, a pessoa média devera ter uma vida mais longa do que seus antepassados.


Grande abraço,

Eder.


Fonte: Its not just about child mortality life expectancy improved at all ages 


segunda-feira, 21 de setembro de 2020

GOVERNANÇA NA PRÁTICA:

 


 De São Paulo, SP.


O Norges Bank Investment Management (NBIM) é um braço do banco central da Noruega responsável por investir os €$ 970BI em ativos do fundo soberano do país, que incluem as reservas do programa de previdência governamental, o Government Pension Fund Global. 

 

Em recente resposta à consultas, o NBIM enfatizou o papel dos conselhos para uma boa governança e listou os seguintes aspectos como os mais relevantes: i) clareza ao liderar e composição do board, que deve ser caracterizado por um colegiado com conhecimentos relevantes; ii) independência, competência, experiência no setor e diversidade de perspectivas; e iii) contribuição para a sociedade. As empresas que optaram por articular um proposito, dizem, precisam adotar uma abordagem que traduza esse proposito detalhadamente em cultura, estratégia, metas e ações.   

 

E foram além: os conselhos devem estabelecer a remuneração da diretoria executiva de forma transparente e a remuneração deve ser desenhada de maneira a alinhar os interesses do presidente (CEO) com os da organização e seus acionistas, assegurando uma performance que crie valor e seja sustentável no longo prazo.

 

Por fim, os boards devem assegurar que os relatórios divulgados pela organização reflitam todos os riscos materiais e oportunidades para sua sustentabilidade.

 

Excelente benchmark para nossos fundos de pensão.   


Grande abraço,

Eder.


Fonte: 

https://www.ipe.com/news/nbim-backs-companies-thinking-about-how-they-help-society/10047867.article#.X2dgMZGoH6s.linkedin

TE CONTEI? PESQUISA NOS EUA MOSTRA QUE OS MAIORES PLANOS CD OFERECEM MAIS BENEFICIOS

 



De São Paulo, SP.


O QUÊ ESTÁ ACONTECENDO: 

O estudo da “Brightscope Investment Company Institute” com planos CD de 2017, conhecidos nos EUA por 401(k), descobriu que os maiores planos se sobressaem no oferecimento de: i) contrapartida da empresa: em 95% dos planos c/ +5 mil participantes a empresa faz contrapartida de contribuições, que equivalem a 1/3 das contribuições totais; ii) adesão automática: presente em 50% dos planos > $250MM, contra 20% dos planos < $10MM; iii) empréstimos: 90% dos planos > $50MM, contra 32% nos planos < $1MM (nota: apenas 2% do patrimônio separado p/ empréstimos e menos de 1 em cada 5 participantes pega empréstimo); iii) opções de investimentos: maiores planos oferecem 28 alternativas contra 22 dos menores. Mais informações da pesquisa aqui.


PORQUE ISSO É IMPORTANTE: 

O resultado mostra que escala tem relação direta com os benefícios oferecidos por um plano de previdência complementar, podendo-se inferir que as taxas de administração sofrem igual influência.  


CONCLUSÃO: 

O movimento mundial de consolidação de planos de previdência complementar não acontece por acaso.


Grande abraço,

Eder.


sexta-feira, 18 de setembro de 2020

TE CONTEI? O PAPEL DO CONSELHO NÃO É FAZER O FUNDO DE PENSÃO DEIXAR DE ASSUMIR RISCOS

 


 

Se São Paulo, SP.


O QUÊ ESTÁ ACONTECENDO: 

O papel do conselho deliberativo de um fundo de pensão é encorajar que os riscos corretos sejam assumidos e contribuir com insights para mitigar esses riscos. Um ambiente em que tudo acontece sem nenhum problema, tudo funciona perfeitamente e não há solavancos nem a necessidade de ajustes, é reflexo de um lugar em que nenhum risco está sendo assumido.

PORQUE ISSO É IMPORTANTE: 

Ao longo do caminho de uma organização que persegue a inovação e busca evolução constante, em algum momento, algo deixará de dar certo. Esse é o preço a ser pago para se alcançar grandes sucessos. Não há como ser inovador e criativo sem assumir os riscos das mudanças. Se você não o fizer, outros o farão. Dica de Shellye Archambeau, conselheira de empresas da Fortune 500, durante o segundo dia do "2020 Modern Governance Summit" (foto acima).

CONCLUSÃO: 

Inovar e evoluir tem tudo a ver com assumir riscos sem os quais não ha mudanças. Um conselho de alta performance sabe discernir quais riscos assumir e como mitigá-los.


Grande abraço,

Eder.


quinta-feira, 17 de setembro de 2020

TE CONTEI? OS CONSELHOS DELIBERATIVOS DOS FUNDOS DE PENSÃO DEVEM REFLETIR SOBRE O “PARADOXO DA INFORMAÇÃO”

 


De São Paulo, SP.


O QUÊ ESTÁ ACONTECENDO: 

Todo dia são criados 2,5 quintilhões de bytes de dados no mundo e essa quantidade deverá acelerar com a chegada da IoT (Internet das Coisas). Apenas nos últimos dois anos foram criados 90% de todos os dados existentes no mundo hoje. O relatório “Data Never Sleeps 8.0” da Domo (https://bit.ly/2Fu8vCr) mostra a quantidade de dados gerada por minuto no mundo. O Paradoxo da Informação? Estamos nos afogando em dados, mas famintos por conhecimento. 


PORQUE ISSO É IMPORTANTE: 

A maioria dos conselhos não tem um processo formal para informar o colegiado sobre tópicos, tendências e questões-chave afetando o mundo dos fundos de pensão. Os membros acabam fazendo suas próprias pesquisas fora do ambiente do conselho, numa web com notícias maciças, barulhentas, + voltadas para consumo, sem muito valor para inteligência de mercado.    


CONCLUSÃO: 

Revolucione o conselho do seu fundo de pensão trazendo para bordo membros independentes ou contrate um curso de "álgebra booliana" para seu colegiado.


Wikipédia: álgebras boolianas são estruturas algébricas que captam as propriedades essenciais dos operadores lógicos e de conjuntos, ou ainda oferecem uma estrutura para se lidar com "afirmações", são assim denominadas em homenagem ao matemático George Boole.


Grande abraço,

Eder.


quarta-feira, 16 de setembro de 2020

TE CONTEI? IMAGINE UM FUNDO MULTIPATROCINADO ANTENADO COM O MUNDO PÓS-COVID

 




 

De São Paulo, SP.


O QUÊ ESTÁ ACONTECENDO: 

O anúncio, publicado em uma revista especializada em previdência complementar, diz o seguinte: "Espere mais de um fundo multipatrocinado – Atenda à crescente demanda por engajamento e sustentabilidade com nossas soluções flexíveis. Nosso fundo multipatrocinado, desenhado para empresas médias e grandes, oferece: i) engajamento sob medida focado nas necessidades dos participantes; ii) evolução da nossa estratégia de investimentos sustentáveis; iii) governança robusta do nosso Comitê Estratégico e nosso Conselho Deliberativo Independente; iv) poder financeiro apoiado pelo nosso compromisso com o mercado. Vamos enfrentar o futuro juntos."

 

PORQUE ISSO É IMPORTANTE: 

Sim, existe um “player” assim. Esse exemplo é real, i.e., tem gente que entendeu que as coisas estão mudando. 

 

CONCLUSÃO: 

Quer saber quem é? Me paga um café que eu conto!


Grade abraço,

Eder.


terça-feira, 15 de setembro de 2020

TE CONTEI? ESG CHEGOU PARA FICAR, MAS AINDA EXISTE MUITA CONFUSÃO EM TORNO DO QUE REALMENTE SIGNIFICA

 


De São Paulo, SP.


O QUÊ ESTÁ ACONTECENDO: 

ESG pode ser resumido como os cuidados de uma organização, qualquer uma, com questões ambientais, sociais e de governança. Não há uma definição única, existem diferentes definições sobre o que realmente significa. Por exemplo, França e Alemanha tem diferentes visões sobre energia nuclear com desdobramentos sobre questões ambientais. Além disso, abraçar os princípios ESG requer necessariamente contribuir para que sejam atingidas as metas do Acordo de Paris (COP21): “net zero” (emissão zero de carbono) até 2050 e manter o aquecimento global abaixo de 2.0c até o fim desse século. O “Ezinho” de ESG engloba isso. 

 

PORQUE ISSO É IMPORTANTE: 

Diante de tantas incertezas ainda presentes o que os fundos de pensão podem e devem fazer é: i) ser bem claros para todos os “stackeholders” sobre o que entendem por ESG; ii) fazer o “disclosure” seguindo os padrões do TCFD sobre os impactos financeiros e não-financeiros que as mudanças climáticas representam para seus portfolios; e iii) informar aos seus participantes como estão alinhando ESG com suas estratégias de investimentos e que benefícios podem trazer.

 

CONCLUSÃO: 

Conforme se diz em inglês, não basta divulgar preocupação com princípios ESG é preciso “walk the talk”, i.e., transformar discurso em ação. Seu fundo de pensão tem por exemplo, um Comitê de Sucessão e Governança? Não? Como fica o “G” do ESG?


Grande abraço,

Eder.


segunda-feira, 14 de setembro de 2020

TE CONTEI? INSPIRADO NA JAMAICA, O BACEN PODERIA CRIAR UM VIDEO CLIP PARA EXPLICAR A IMPORTANCIA DE POUPAR

 


De São Paulo, SP.


O QUÊ ESTÁ ACONTECENDO: 

O pequeno BOJ – Bank of Jamaica, equivalente ao nosso BACEN - Banco Central, divulgou recentemente um vídeo ensinando a população de uma forma muito bacana qual o nível de inflação desejada e porque persegue essa meta. “Não queremos muito alta, não queremos muito baixa. Quando a inflação é estável e previsível as coisas seguem bem”, diz o refrão da música em ingles no vídeo clip abaixo.



PORQUE ISSO É IMPORTANTE: 

Feliz do país que usa sua cultura e sua música para educar seus cidadãos.


CONCLUSÃO: 

Adorei!


Grande abraço,

Eder.



Credito de Imagem: http://econsult.org.br/blog/o-que-e-inflacao/


FUNDOS DE PENSÃO E O ACORDO DE PARIS

 


De São Paulo, SP.


O Reino Unido será a 1ª grande economia do mundo a implantar legislação demandando que os maiores fundos de pensão avaliem e divulguem a exposição de seus portfolios de investimentos aos riscos das mudanças climáticas e os planos de transição para uma economia de carbono zero.


Os grandes fundos de pensão britânicos terão que seguir as diretrizes de governança, estratégia, gestão de risco e métricas, definidas pelo TCFD - Task Force on Climate-related Financial Disclosures.



Um conselho deliberativo que olha para o futuro com farol alto, antecipa tendencias. O Brasil é um dos 195 países que assumiram compromisso na COP21 de reduzir a zero a emissão de carbono até 2050.


O regulador dos fundos de pensão do Reino Unido esta saindo na frente e logo esse movimento chegará aqui também. Seu fundo de pensão é líder ou apenas segue os demais? Revolucione o conselho do seu fundo de pensão e passe a olhar o mercado pelo espelho retrovisor.


Grande abraço,

Eder.

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

TE CONTEI? A PREVIC DEVERIA PRESTAR ATENÇÃO NA DISCUSSÃO BRITÂNICA SOBRE SALDOS DE PEQUENO VALOR

 

De São Paulo, SP.


O QUÊ ESTÁ ACONTECENDO: A adesão automática mostrou um efeito que merece atenção. Quando um participante muda de empregador, acaba deixando para trás no antigo fundo de pensão, saldos de pequeno valor. O Ministério do Trabalho Britânico (Dept. for Work & Pensions) está preparando legislação para que os saldos de pequeno valor sejam automaticamente transferidos para o fundo de pensão do novo empregador, a menos que o participante opte pelo contrário.


PORQUE ISSO É IMPORTANTE: O problema é universal, no Brasil acontece o mesmo com o agravante de que os saldos acabam sendo perdidos para sempre porque os planos cobram taxas de administração que “zeram” os saldos em poucos anos. Inexistem dados no Brasil, mas a montanha de dinheiro que foi ficando para trás nos EUA quando os americanos mudam de emprego, de acordo com um relatório de 2017 da NBC News, soma US$ 2 TRI. 


CONCLUSÃO: Escrevi sobre isso no ano passado (artigo: aqui), mostrando que a tecnologia do blockchain poderia resolver isso. Se nada for feito, os pequenos saldos, injustamente, vão continuar financiando a administração de fundos de pensão em detrimento das pessoas que mais precisam desse dinheiro.


Grande abraço,

Eder.


Fonte: Artigo LCP: "Pot-follows-members" could solve small pots problem, escrito por Benjamin M.

Credito de Imagem: https://www.maisvaidosa.com.br


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.