sexta-feira, 21 de novembro de 2014
Planos de Aposentadoria devem ser verdes ou azuis, rápidos, ter boa estética e virem com a palavra “garantido”
De São Paulo, SP
Vender é a arte da persuasão.
Entretanto, existem muitos fatores que influenciam “o quê” e “como” as pessoas
compram alguma coisa.
Dados divulgados pela KISSMETRICS
(uma plataforma que analisa métricas de acesso a sites de negócios) mostram
quais os principais fatores que influenciam o comportamento de compra dos
consumidores.
Inegavelmente, a aparência visual é o fator que mais afeta
a decisão de compra de um produto.
Nada menos que 93% dos
consumidores decidem uma compra pelo aspecto
visual, enquanto 6% decidem pelo tato (textura) e 1% restante pelo olfato
(odor) e audição (som).
Não para por aí. O mais forte e
persuasivo aspecto visual, aquilo que
realmente captura nossa atenção, é a “cor”.
Cerca de 85% das pessoas apontam
para a cor como a razão principal
pela qual compram um produto em particular.
A cor é importante também porque aumenta em 80% o reconhecimento de
uma marca e a marca está diretamente relacionada a confiança dos consumidores em determinado produto.
Por tudo isso, as empresas
colocam a cor no topo das atenções
transformando-a no mais poderoso aspecto do desenho dos produtos.
Mas a cor que atrai um consumidor na Índia não é a mesma que atrai outro
nos EUA. Veja como os consumidores norte-americanos reagem as cores:
Em tempos de compras online, é
preciso atentar também para outros fatores que influenciam o comportamento de
compra das pessoas.
Estética, palavras-chave e velocidade afetam a
necessidade de compra de consumidores online, que desistem de uma compra quando
a navegabilidade do site é ruim ou quando acham a aparência geral do site
não-atrativa.
Os dados mostram que 52% dos
compradores online simplesmente não retornam a um site por causa da estética e
que 42% das pessoas baseiam sua opinião e julgam um site apenas pela aparência.
Porque afinal os consumidores
estão se voltando cada vez mais para compras online? Os maiores motivos são: rapidez, comodidade e conveniência.
Ter um site que rode 5 segundos
mais devagar do que o de seus concorrentes pode significar uma grande perda
financeira.
São 62% os consumidores que
deixaram de comprar determinado item porque consideraram o site lento demais.
A “Amazon.com” descobriu que para
cada 100ms (cem milissegundos) de tempo que o site leva para carregar, as
vendas caem 1%. Uau!!!
Já as palavras, essas têm um enorme poder e podem levar um
consumidor a simplesmente comprar um produto igualzinho ao seu, em outro lugar.
Pois é, 52% dos consumidores se
sentem mais inclinados a entrar numa loja que tenha um aviso de “Liquidação” na
vitrine e 60% se sentem mais confortáveis e inclinados a comprar um produto que
tenha a palavra “Garantido” associada ao mesmo.
Então, entendeu agora porque um plano
de aposentadoria, cujas informações frequentemente são disponibilizadas no site
de um fundo de pensão ou de uma seguradora, precisa ser verde ou azul, rápido,
com boa aparência e vir associado a palavra "garantido"?
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Adaptado do Infográfico “How
do colors affect purchases?”, publicado pelo Kissmetrics.
Marcadores:
Economia,
Previdência Complementar,
Psicologia Social
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