De São Paulo, SP.
Essa é a definição de QI na Wikipédia.
Os testes de QI das últimas três décadas revelam uma tendência preocupante. Novas pesquisas concluíram que o QI médio dos humanos vem caindo.
Os potenciais culpados são a piora na nossa alimentação - particularmente, menor consumo de peixes – baixa educação e o surgimento de novas tecnologias.
A tendência surpreende porque nos primeiros anos do século 20, as pessoas estavam ficando mais inteligentes.
A melhora no QI que o ser humano experimentou anteriormente foi chamada de “Efeito Flynn” ou Flynn effect, em homenagem ao Psicólogo americano responsável pelas pesquisas do assunto.
Acontece que aquela tendência de aumento do QI no século passado foi interrompida e está caminhando na direção contrária.
Ao longo dos últimos vinte ou trinta anos, os humanos começaram a ficar mais tapados, sugerem pesquisadores da Noruega.
Os dados nos quais eles se baseiam são provenientes de testes compulsórios de QI aplicados nos jovens que entraram para o serviço militar na Noruega entre os anos de 1970 e 2009.
Os 730.000 resultados dos testes indicam uma queda média de 07 pontos no QI a cada geração, sendo cada geração composta por cerca de 25 anos.
Esse não é o primeiro estudo apontando que o QI médio está caindo.
Dados do Reino Unido e dos países Escandinavos, incluindo a Finlândia, Noruega e Dinamarca, também sugerem estar havendo uma redução no QI.
Mas porque o QI está caindo?
O Efeito Flynn foi explicado como resultado do aumento na nutrição, de uma melhor educação, de melhora no ambiente social e por aí vai.
Resumindo em uma única palavra: progresso. Então, como explicar agora que os scores de QI estejam caindo?
O estudo foi procurar a causa em fatores genéticos, mas não encontrou evidências de que essa fosse a explicação. Escreveram os autores da pesquisa:
“…mostramos que o aumento, o ponto de inflexão e o declínio no efeito Flynn podem ter resultado de variações nos scores de inteligência dentro de uma mesma família. As grandes mudanças nos pontos médios das diversas faixas de inteligência são um reflexo de fatores ambientais...”.
Isso nos deixa com a possibilidade de que após progredir até os anos 1970, a sociedade começou a regredir.
Nutrição ruim, piora na educação, novas tecnologias e ampliação das mídias, são fatores que podem ser culpados, escrevem os autores:
“… nossos resultados são consistentes com as diversas hipóteses propostas para explicar a redução do QI: alterações na qualidade ou na exposição à educação, mudanças na exposição à mídia, piora na nutrição ou na saúde.”
Em outras palavras, a raça humana pode estar tornando a si mesma mais estúpida com seu próprio estilo de vida.
Se você está poupando para a aposentadoria, pode se considerar na contra mão da humanidade, você está ficando mais inteligente!
Grande abraço,
Crédito de Imagem: http://www.guaranoticias.com.br/noticias/ler/id/27792
Nenhum comentário:
Postar um comentário