terça-feira, 27 de agosto de 2019

Quer viver mais? Trabalhe menos! Ah, não esqueça de poupar para a aposentadoria



De São Paulo, SP.

Dentre os fatores que determinam quanto tempo você vai viver, estão a sua genética individual e o seu estilo de vida. O meio ambiente ao seu redor também desempenha um papel importante sobre sua expectativa de vida.

É de surpreender, mas parece que a quantidade de horas que você trabalha por semana é outro fator determinante para você ter uma vida mais longa ou mais curta. Quem diz isso é o Dr. Stewart Newlove- Diretor Geral da Antibodies.com, uma firma de pesquisas médicas.

Eles analisaram a expectativa de vida em 30 países e identificaram os cinco países com as maiores expectativas de vida e os cinco com menores. 

Notou-se uma correlação direta entre maior expectativa de vida e fatores como vacinação infantil, acesso a saneamento básico e qualidade do ar, o que era esperado. 

Algumas anomalias, porém, foram identificadas.

“O Lesoto, por exemplo, tem uma das maiores taxas de vacinação infantil, 93%, mas a menor expectativa de vida devido a alta incidência de AIDS e tuberculose”, explica o Dr. Stewart.

“A Austrália, por outro lado, tem a maior prevalência no uso de drogas, está entre os países que mais consomem carne e tem a segunda maior incidência de obesidade na lista dos 30 países, mas tem a quarta maior expectativa de vida”, diz ele.

O estudo descobriu que longas horas de trabalho semanal – excedendo uma jornada de 48 horas — encurtam a expectativa de vida em nove anos. Cada hora de trabalho semanal acima do limite de 48 horas, recomendado pela Organização Internacional do Trabalho, elimina 2,25 anos de vida.

Dentre os países com menores expectativas de vida está a Republica Centro Africana, que tem a maior jornada de trabalho, são 52 horas por semana — quatro horas a mais do que o limite máximo recomendado. Em comparação, a França, que tem a menor carga de trabalho, de apenas 35 horas semanais, possui uma expectativa de vida de 82,9 anos. 

Saca só os cinco países com maiores expectativas de vida:

1. Japão – 84,2 anos
O Japão tem a maior expectativa de vida no mundo, o que pode ser explicado (pelo menos em parte) a sua saudável dieta alimentar. 
O pais tem a menor media BMI – Body Mass Index (parâmetro usado para aferir o nível de massa corporal) e a menor prevalência de obesidade dentre a população quando comparado aos demais países com elevada expectativa de vida. O japonês consume 45,9 kg de carne por ano – apenas um pouco acima da media mundial.  
O Japão tem, ainda, um dos mais altos consumos de cigarro, com o japonês queimando 23,8 cigarros por dia.  
2. Suíça – 83,3 anos
A Suíça é o país com a segunda maior expectativa de vida no mundo, a despeito de ter uma alta prevalência no uso de álcool pela população, que tem um elevado índice de consumo por ano.
A Suíça tem, ainda, uma elevada jornada de trabalho com os suíços trabalhando 15 horas a mais por semana do que os franceses.
O país tem um dos menores índices de poluição do mundo, com apenas 2  ug/m3acima da média anual recomendada.
3. Espanha – 83,1 anos
Quando comparada aos outros países com alta expectativa de vida, a Espanha fica em segundo lugar na incidência no uso de fumo, com 46,2% da população sendo fumante. Os fumantes Espanhóis consomem em media 20 cigarros por dia. 
O pais tem alta prevalência de problemas com drogas e um BMI -Body Mass Index (usado como referencia para detectar obesidade) médio, com uma taxa de 4,6% acima daquela indicada como ideal pelas organizações de saúde.
A Espanha tem, ainda, um elevado consumo de carne pela população, com os espanhóis consumindo uma media de de 97 kg de carne por ano – mais do que o dobro da media global.
4. Singapura – 82,9 anos
Singapura tem baixa prevalência no uso de álcool quando comparado aos demais países com alta expectativa de vida, com um consumo médio de apenas dois litros por ano – cinco vezes menor do que o consumo de países como Austrália e Espanha. 
Também tem uma baixa prevalência no problema com drogas e baixa prevalência de obesidade, afetando apenas 6,1% da população.
A carga de trabalho em Singapura é de 44 horas por semana.
5. França – 82,9 anos
Dentre os países com maior expectativa de vida a França é o que tem a maior prevalência no uso de álcool e o maior consumo (viva o vinho!). Também é o pais onde há a maior prevalência no uso de cigarro, dentre aqueles com alta expectativa de vida, com os franceses consumindo 14,4 cigarros por dia.
A alta expectativa de vida na França pode estar relacionada à baixa carga de trabalho, são 35 horas por semana – 13 horas a menos do que a jornada máxima de trabalho recomendada.
A França tem, também, uma alta taxa de vacinação, 98% a população é vacinada. 

Agora veja os cinco países com menores expectativas de vida:

26. Chade – 54,6 anos
O Chade tem o menor índice de consumo de cigarro dentre os países pesquisados, com o cidadão do país fumando em media apenas um cigarro por dia. 
O pais tem uma baixa massa corporal media (BMI ou Body Mass Index) de 21,5 - situada 0,5 abaixo do índice de referencia mundial e quase 7 pontos abaixo do índice da Nova Zelândia.
Apenas 55% da população é vacinada e somente 10% da população tem acesso a saneamento básico – igual ao índice do Sudão do Sul.  
27. Costa do Marfim – 54,3 anos
A Costa do Marfim tem um dos maiores níveis de consumo de álcool quando comparado a outros países com baixa expectativa de vida. Sao 8,4 litros por ano, mais do que o dobro do consumido em Israel e quatro vezes mais do que o consumido em Singapura.
Quando comparado a outros países com baixa expectativa de vida, Costa do Marfim tem um dos mais altos índices de vacinação, com 83% das crianças abaixo de um ano de vida sendo vacinadas. Apenas 30% da população tem acesso a saneamento básico.
28. Serra Leoa – 53,1 anos
A prevalência no uso de álcool em Serra Leo, de 44,7%, é um dos mais altos comparado ao dos demais países com baixa expectativa de vida, com um consumo médio de 5,7 litros por ano.
O país tem o segundo índice de prevalência de fumantes, com uma incidência de 50,1% da população que consomem 4,5 cigarros por dia.
O país tem o menor índice de consumo de carne dentre os pesquisados, de 7,3 kg por ano, ou seja, 35,7 kg abaixo da media mundial. 
29. Republica Centro Africana – 53,0 anos
O consumo médio de carne por pessoa por ano na República Centro Africana é de 33,5 kg – são 7,5 kg a menos do que a media mundial.
A baixa expectativa de vida nesse que é um dos países mais pobres da África pode ser atribuída à desnutrição e falta de assistência medica. A prevalência da obesidade no país é de 7.5% e a taxa de vacinação esta situada em 47%.
O índice de poluição do ar é muito elevado, de 46,5 ug/m3, dez vezes maior do que o reportado na Suécia e 36,5 ug/macima do nível recomendado.
30. Lesoto – 52,9 anos
Pais com a menor expectativa de vida no mundo, a despeito de ter baixa prevalência no consumo de álcool dentre a população. Apenas 30% consomem álcool, uma incidência de consumo menor do que em muitos países com expectativas de vida mais elevadas. O pais consome 5 litros de álcool por habitante por ano, cerca de metade do que bebem australianos, espanhóis e sul coreanos.
O Lesoto tem baixa prevalência no uso de drogas, apenas 0,8% da população, prevalência de obesidade de 16,6% da população e prevalência no consumo de cigarros de 54,3%.  

Incrível não é não? Agora, quer você viva para trabalhar ou trabalhe para viver, não esqueça nunca de fazer sua poupancinha para ter uma aposentadoria tranquila.

Grande abraço,
Eder.

Fonte: Adaptado do artigo “Top 5, bottom 5 countries for life expectancy and where the U.S. ranks”, escrito por Katie Kuehner-Hebert.
Crédito de imagem: www.steemit.com/science/@legman/evidence-for-a-limit-to-human-lifespan.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.