sábado, 30 de março de 2019

A fonte que ajuda você a lembrar o que leu e a mensagem que você nunca deve esquecer



De São Paulo, SP

Um psicólogo, um designer e um economista comportamental entram em um laboratório. O que acontece quando eles saem?

Não, não é uma daquelas piadas que começam assim, onde só mudam os personagens e sempre terminam em gargalhadas.

Porém, o final também é divertido, além de instrutivo e instigante!

A reunião dessa equipe multifuncional aconteceu no Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT University), uma universidade da Austrália.

O resultado foi o desenvolvimento de um tipo de letra que faz você lembrar mais aquilo que lê.

O nome que eles deram para a fonte foi:


Essa nova fonte foi cientificamente desenhada para ser difícil de ler, as letras se inclinam para a esquerda e falta grandes nacos de cada uma.

Usando princípios de psicologia e técnicas de desenho tipográfico, a fonte cria uma condição neurológica conhecida por “dificuldade desejável”.

Dificuldade desejável é a obstrução de um processo de aprendizado, que para ser concluído requer um considerável, mas desejável, nível de esforço.

Consequentemente, melhora (no caso da Sans Forgetica) a retenção e a recordação da informação.

Diferentemente das fontes convencionais, o visual distinto da Sans Forgetica leva os leitores a se deterem por um período maior em cada palavra.

Isso fornece ao cérebro mais tempo para se engajar, permitindo um processamento cognitivo mais profundo da informação, o que aumenta a retenção das mensagens.

Segundo Stephen Banham, Professor de Tipografia da RMIT e um tipógrafo de renome mundial, que liderou o desenho da Sans Forgetica:

“... esse tipo de letra prega uma pequena peça na mente, que fica confusa e tenta instantaneamente resolver o problema, a mente procura tornar mais claro as formas, os círculos, as diagonais etc. Isso diminui a velocidade de processamento da leitura no nosso cérebro e força você a pensar sobre aquilo que está lendo".

Esse esforço adicional é um boom para a memória. O benefício desse esforço que fazemos à mais é o mesmo que resulta do conceito da dificuldade desejável.

Por isso que aprendemos melhor quando escrevemos e falamos ativamente, do que quando apenas lemos ou ouvimos de forma passiva.      

As fontes que são familiares são fáceis de ler, mas igualmente fáceis de esquecer. A Sans Forgetica não é fácil, mas também não é tão difícil. Fica no meio do caminho, se por um lado é legível, por outro nos faz pensar duas vezes para extrair a informação. 

“A Sans Forgetica fica no ponto ideal onde foi acrescentada dificuldade apenas o suficiente para criar aquela retenção na memória” — comenta Janneke Blijlevens do Laboratório de Negócios Comportamentais da RMIT.

A fonte foi testada com cerca de 400 estudantes da universidade e o nível de retenção atingiu 57%, ultrapassando o nível de retenção de outras fontes como Arial que chegou em torno de 50%. 

Benefício à parte, os criadores da nova fonte não recomendam que você exagere, alertando que tudo que você conseguirá se tentar escrever um romance com a Sans Forgetica, provavelmente, será uma enorme enxaqueca.

A nova fonte é eficaz porque é difícil de ler e difícil porque não é familiar — melhor usar com moderação, apenas para ressaltar trechos importantes do texto, ao invés de usar no conjunto integral do trabalho.  

Através desse link, você pode baixar a nova fonte e usar gratuitamente nos seus próprios projetos: https://www.sansforgetica.rmit/

Com a ajuda da Sans Forgetica deixo aqui minha maior mensagem para todos vocês:



Grande abraço,
Eder.


Fonte: Adaptado do artigo “The Font That Helps You Remember”, escrito por Sam Brinson

Crédito de Imagem: www.sambrinson.com/sans-forgetica/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.