De São Paulo, SP
quinta-feira, 9 de maio de 2019
Quatro palavras que podem dobrar a chance de você conseguir o que está pedindo. Meu pedido para você: poupe para a aposentadoria ...
De São Paulo, SP
Nunca é fácil quando você tem que pedir a uma pessoa
para fazer alguma coisa para você.
Mas existe uma maneira para aumentar suas chances de
obter o que quer. Tudo que você tem a fazer é se lembrar dessas quatro
palavrinhas mágicas:
“Não se sinta obrigado”.
É simples, surpreendentemente eficaz e
cientificamente comprovado. Memorize essas palavras, elas podem dobrar seu
poder de persuasão.
Em Inglês, essas palavras são “but you are free”
(BYAF) e a técnica funciona assim: você tem um pedido para fazer para alguém. Então,
depois do pedido você coloca o “não se sinta obrigado” ou “sinta-se à vontade
para recusar”.
Porque isso funciona?
Em 2013, um acadêmico da área de comunicação chamado
Christopher Carpenter, publicou no Journal
of Comunication Studies um artigo sobre a técnica do BYAF.
No artigo, Christopher descreve o primeiro experimento
feito no ano 2000 pelos pesquisadores franceses Nicholas Guéguen e Alexandre
Pascual, em que essa técnica foi aplicada.
Um dos pesquisadores abordou pessoas andando sozinhas
em um shopping center na França. No grupo de controle, o pesquisador fez um pedido
simples e direto para o desconhecido:
- Com licença Senhor(a), teria algumas moedas para
eu poder pegar o ônibus, por favor?
No outro grupo, de teste experimental, o pesquisador
acrescentou ao final:
-
... mas você é livre para
aceitar ou recusar meu pedido.
As pessoas sob condição de teste experimental se
mostram substancialmente mais inclinadas a atender o pedido feito pelo
pesquisador.
Tem mais, aqueles que doaram as moedas no grupo experimental,
doaram duas vezes mais do que as pessoas do grupo de controle.
Christopher explicou que a técnica BYAF funciona
muito bem porque suaviza a percepção do interlocutor de que sua capacidade de
dizer “não” lhe está sendo subtraída.
Em outras palavras, seu pedido é acompanhado da
possibilidade da pessoa se sentir desobrigada a realiza-lo, tira fortemente a
pressão do seu interlocutor.
Apesar da pesquisa original ter sido feita na
França, a troca para outro idioma não tem nenhuma influência no resultado.
As palavras exatas usadas na frase não têm muita
importância. Guéguen e Pascual também testaram a frase: "obviamente você
não precisa se sentir obrigado” e descobriram que elas são tão eficazes quanto
as da frase original.
Ou seja, de acordo com a meta-analise, o fator mais consistentemente
importante que emergiu nos resultados foi a importância de se reconhecer a liberdade
do interlocutor em dizer “não”.
Portanto, aqui vai meu pedido: poupe para a
aposentadoria, mas não se sinta obrigado viu!
Grande
abraço,
Eder
Fonte:
Adaptado do artigo “These 4 Words Can Double Your Chances of Getting What You
Want”, escrito por Joanie Faletto.
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