segunda-feira, 29 de julho de 2019

Vai transmitir uma ideia e quer que as pessoas memorizem? Use um truque psicológico. Ajuda até a divulgar plano de previdência.





De São Paulo, SP.

Nossa memoria é engraçada. 

Sabe a festa junina que a empresa organizou no mês passado? Lembramos da distribuição de pipoca, rapadura e quentão na entrada. Também lembramos dos brindes caipiras entregues na saída. O que aconteceu no meio, porém, fica meio embolado na lembrança.

Nossa memoria, geralmente, funciona assim mesmo.

Chamamos isso em inglês de “Serial Positioning Effect”, ou Efeito do Posicionamento em Serie, em tradução direta.

É muito simples de entender: qualquer que seja a situação experimentada, o que as pessoas mais se recordam é o que acontece no começo e o que ocorre no fim. 

Esse funcionamento do cérebro humano é muito bem documentado e foi descrito pela primeira vez em 1962 pelo Psicólogo Norte-Americano Bennet Bronson Murdock.

Murdock fez um teste em que pedia às pessoas para memorizarem listas que continham de 10 a 40 palavras. O padrão dos resultados foi inconfundível. 

Por exemplo, nas listas com 20 palavras, a primeira palavra era lembrada com 50% de precisão enquanto a vigésima palavra era rememorada com 75% de acerto.  

Porem, as percentagens de acerto decresciam rapidamente. Nenhuma palavra entre a 4ª e a 16ª posições chegou perto da marca de 25% de acertos.

Murdock atribuiu esse resultado aos nossos dois tipos de memória: memória de curto-prazo e a memória de longo-prazo.

As palavras no inicio da lista ficam guardadas na “caixinha” da memória de longo prazo, porque prestamos mais atenção a elas, temos tempo de digeri-las e as marcamos como significativas.

As palavras no final da lista se beneficiam do fato de terem sido lidas recentemente. Não temos que ficar buscando por elas em nossa mente porque ainda estão frescas em nossa memoria de curto-prazo.

Acontece que as memórias de curto-prazo mais “recentes” tendem a ir empurrando as memorias de curto-prazo mais “antigas” de modo que as palavras no meio da lista vão ficando para trás.  

Ou seja, dependendo da posição da palavra na serie (lista) de palavras, ela é mais facilmente guardada na memória. Por isso Murdock chamou o fenômeno de Efeito do Posicionamento em Serie

Usando a Memória na Divulgação de Planos de Previdência

Como usar esse conhecimento?

Digamos que você vai apresentar o novo plano de previdência da empresa para os empregados e precisa assegurar que eles retenham os pontos principais. Você quer que eles consigam se lembrar do funcionamento do plano mesmo depois de passados dias e semanas.

Para prender a atenção da plateia, você vai ficar tentado a abrir sua apresentação de forma bem humorada, contando algum caso pitoresco ou historia engraçada com alguma relação ao assunto, ainda que essa relação seja apenas marginal.

Isso pode funcionar bem como estratégia para ganhar a atenção da audiência, mas vai ter o efeito oposto ao que você quer no que tange a retenção da mensagem que você está transmitindo.

Sua audiência vai lembrar da historia engraçada – mas não vai lembrar o que isso tem a ver com aquilo que você esta tentando explicar para ela, que é o funcionamento do plano de previdência.

Seria muito melhor você começar ressaltando os pontos chave que você quer transmitir, antes de apresentar argumentos de apoio e historinhas divertidas.

Quando chegar no final da apresentação, você deve fazer um novo resumo dos pontos chave que está transmitindo.

Assim, estará usando o Efeito do Posicionamento em Serie a seu  favor.

Gostou? A boa noticia é que você pode usar essa estratégia inclusive na sua próxima entrevista de emprego.

Grande abraço,
Eder.


Fonte: Adaptado do artigo “To Get Your Point Across, Use the Serial Positioning Effect“, escrito por Reuben Westmaas.
Credito de Imagem: www.fatosdesconhecidos.com.br




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