terça-feira, 8 de julho de 2025

GOVERNOS NĀO GOSTAM DE DESCENTRALIZAÇĀO, ELA IMPEDE O CONTROLE DAS PESSOAS. POR ISSO ADORO A COMUNIDADE CRYPTO

 



De Sāo Paulo, SP


Essa semana o barbudão hipster (gif acima) que criou originalmente o Tweeter, Jack Dorsey, anunciou o desenvolvimento de um app de mensagens P2P (peer-to-peer, em português: pessoa-a-pessoa), totalmente descentralizado.

As conversas ou chats são:

  • Criptografadas, para evitar acesso de terceiros;

  • Efêmeras, desaparecem depois de certo tempo (como no Snapchat);

  • Armazenados apenas no dispositivo (celulares e smarthphones).

O app nāo requer a criação de contas, nāo pede seu número de telefone nem seu e-mail, nāo usa a Internet e as mensagens nāo transitam por nenhum servidor.

Chamado de Bitchat, funciona integralmente por Bluetooth. A versão beta foi lançada no TestFlight, uma ferramenta fornecida pela Apple para distribuir versões beta de aplicativos iOS e macOS para testadores, antes do lançamento oficial.

O white paper - documento que explica o proposito e funcionamento do app - está disponível no GitHub, um serviço de hospedagem de código-fonte, usado para controle de versão e colaboração em projetos de desenvolvimento de softwares.

De acordo com Dorsey, que também é dono e fundador do CashApp, o Bitchat é um “experimento pessoal que envolve tecnologia de redes mesh, relays, modelos de armazenamento e envio e modelos de cryptografia de mensagens, além de algumas outras coisas”.

CashApp: plataforma de serviços financeiros que permite que os usuários transfiram dinheiro instantaneamente uns para os outros, façam pagamentos com um cartāo virtual, comprem cryptomoedas, invistam em ações e ETFs sem taxas ou comissões de corretagem e gerenciem suas finanças, usando apenas um aplicativo móvel no celular.

Curiosidade: com o Cash App é possível investir o troco, arredondando o valor das compras para o dólar mais próximo, economizando dinheiro com os gastos diários.

O Bitchat permite comunicação entre dispositivos moveis que estejam próximos. Na medida em que os usuários se movem pelo espaço físico, seus telefones formam clusters de Bluetooth locais.

As mensagens passam de dispositivo para dispositivo, permitindo que elas alcancem pares além do alcance padrão — mesmo sem o uso de Wi-Fi ou serviço de operadoras de celular.

A tecnologia usa certos dispositivos que formam “pontes”, conectando clusters de Bluetooth sobrepostos, expandindo o alcance da malha de Bluetooth por distancias maiores.

As mensagens são armazenadas apenas no dispositivo, desaparecem por default (esse é o padrão) e nunca tocam infraestruturas centralizadas – ecoando o longo esforço de Dorsey por comunicações que preservem a privacidade e sejam resistentes à censura.

O aplicativo também possibilita a criação de grupos (“salas”) de bate-papo, que podem ser nomeados com hashtags e protegidas por senhas, além de inclui como funcionalidade, o armazenamento e encaminhamento de mensagens para usuários que estejam temporariamente offline.

O lançamento do Bitchat reflete um movimento mais amplo abraçado por Dorsey para descentralizar tudo, desde mídias sociais (como o Damus e Bluesky), até pagamentos.

Assim como os aplicativos baseados em Bluetooth usados ​​durante os protestos de 2019 em Hong Kong, o Bitchat foi projetado para ser resistente à censura e continuar funcionando mesmo quando a internet estiver bloqueada, oferecendo uma maneira de permanecer conectado durante interrupções, desligamentos ou tentativas de vigilância.

Nāo foi á toa que uma hora depois de entrar no ar, usuários do Bitchat começaram a enviar bitcoin pessoa-a-pessoa usando a rede mesh criptografada.

Diferentemente de outras plataformas de mensagens como o WhatApp e Messenger da Meta, controlados por bigtechs e que usam seus dados pessoais, o Bitchat funciona inteiramente pessoa-a-pessoa, sem contas, sem que seja preciso identificar o usuário e sem coletar seus dados.

Uma atualização futura acrescentara WiFi Direct para aumentar a velocidade e alcance, levando ainda mais longe a visão de Dorsey em favor de uma comunicação “off-grid” (fora da Internet) de propriedade do usuário.

Wi-Fi Direct é uma tecnologia que permite a conexão direta entre dispositivos, sem a necessidade de um roteador ou ponto de acesso Wi-Fi. É usada para compartilhar dados e arquivos com outros aparelhos que tenham a mesma tecnologia, ainda que não estejam conectados à interne, e sem utilizar Bluetooth.

Particularmente sou fā e defensor da descentralização e venho estudando as inovações baseadas nela porque acredito que a disruptura no sistema financeiro, nos bancos e nos fundos de pensão passarāo por ela.

Os fundos de pensão conseguirão evoluir? O futuro nāo se importa, ele chega de qualquer jeito!

Grande abraço,

Eder.


Opiniōes: Todas minhas | Fontes: “Jack Dorsey launches a WhatsApp messaging rival built on Bluetooth escrito por MacKenzie Sigalos.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.