sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

O FUTURO DOS FUNDOS DE PENSÃO SOB A ÓTICA DE ALGUNS GRANDES PENSADORES


 


De Sāo Paulo, SP.


Vivemos um momento em que os fundos de pensão brasileiros precisam repensar sua razão de existir, seus modelos de investimento, sua governança e — principalmente — sua capacidade de enxergar o futuro antes que ele aconteça.

Para isso, nada melhor do que ouvir quem, séculos antes de existir ALM, Resoluçāo CNPC número 55 ou ERB, já entendia profundamente a natureza humana.

Peguei uma serie de pensamentos e conectei com provocações práticas sobre o futuro dos fundos de pensão, mantendo a leveza e a sofisticação que nossos leitores tanto gostam.

Virou uma intersecçāo entre uma boa conversa no Bar Luiz e uma plenária no congresso anual da ABRAPP.

A seguir - no melhor estilo TECONTEI? - estāo reunidos vários pensamentos de grandes mentes e o que eles ensinam a quem está construindo o futuro da previdência complementar.


Mark Mason

Lição #1:

As pessoas não ficam esgotadas por fazerem demais. Elas ficam esgotadas por fazerem de menos, aquilo que realmente importa.

Fundos de pensāo não perdem tempo por excesso de trabalho, mas por excesso de rotina irrelevante. O que esgota conselhos é gastar energia com burocracia, deixando de lado inovação, criatividade, governança de verdade e visão estratégica. O futuro exige foco no que importa: a segurança financeira futura do participante.

Lição #2:

A única coisa pior que falhar em uma iniciativa importante é ser bem-sucedido em uma iniciativa que nāo tem a menor importância.

Acertar nas metas operacionais não compensa errar na estratégia de longo prazo. Fundos de pensāo podem ser “bem-sucedidos” investindo em títulos públicos nos planos BD, mas fracassar em seu dever fiduciário de garantir aposentadorias dignas em planos CD, num mundo em que se vive 100 anos.

Lição #3:

“Conselhos são como roupa. Experimente e se não servir, descarte e tente outra”,

Modelos e estruturas de governança não são dogmas. Revisar estatutos, desenhos de plano, políticas de investimentos, estruturas hierárquicas, é sinal de maturidade — não de instabilidade. A pior roupa é aquela que se usa só porque estava no armário.


John Glenn

Lição #4:

“Nos sentimentos mais realizados quando estamos envolvidos em algo muito maior do que nós mesmos”

O propósito dos fundos de pensāo é gigantesco: garantir futuro para milhões de pessoas. Conselheiros e diretores deveriam sentir essa responsabilidade no dia a dia. Propósito engaja mais que um bom emprego e um ótimo bônus.


Isaac Newton

“Deus criou tudo por meio de números, pesos e medidas”

Lição #5:

Indicadores de gestāo, métricas de risco e retorno, testes de aderência de hipoteses atuariais, projeções demográficas e estudos de cenário são o alicerce de decisões responsáveis. Intuição sem número, vira aposta.


Florence Nightingale

“Atribuo meu sucesso a isto: nunca dei, nem aceitei, desculpas”

Lição #6:

Transparência é não terceirizar culpa. Fundos de pensāo precisam abandonar a narrativa do tipo: “a regulamentaçāo não deixa”, “ninguém no mercado está fazendo”, “o participante não entende que há periodos de retorno ruim”. Excelência começa quando as desculpas acabam.


Daniel Kahneman e Steve Jobs

“Ninguém jamais tomou uma decisão baseada apenas em um número. É preciso uma história” (Kahneman)

“A pessoa mais poderosa do mundo é o contador de histórias. O contador de histórias define a visão, os valores e a agenda de toda uma geração que está por vir” (Jobs)

Lição #7:

A governança pode estar perfeita, as projeçōes matemáticas podem parecer exatas, mas sem narrativa ninguém se move. Conselhos precisam aprender a contar histórias sobre risco, longevidade, oportunidades e escolhas. Dados convencem; histórias transformam.


Ben Werdmuller

“Há coisas que nāo precisam de tanto dinheiro, precisam de tempo”,

Lição #8:

Nāo custa caro inovar em previdência complementar, o que custa caro é não inovar. Engajamento, cultura previdenciária, gestāo da poupança — tudo isso requer tempo, nāo adianta gastar milhōes sem inovar.


Katherine Barchetti

“Faça um cliente, não uma venda”

Lição #9:

Todo fundo de pensāo deveria tratar o participante como cliente — não como empregado de patrocinadora. Colocar alguém dentro do plano é a parte mais fácil (ainda mais com adesāo automática). Dificil é fazer a pessoa se engajar com a gestāo da sua poupança, para que poupe o necessário e nāo o mínimo.


Fernando Abreu

“A vida é feita de escolhas. Quando você dá um passo à frente, inevitavelmente, alguma coisa fica para trás”

Lição #10:

Migrar para uma nova política de investimentos, estudar a tecnologia dos ativos digitiais, reduzir a concentracaçāo em títulos publicos? Sempre haverá trade-offs. O medo de perder impede de ganhar.


Seth Godin

“Quando um grupo se reúne, é fácil produzir barulho, basta que algumas pessoas causem alvoroço para que o barulho aconteça. Mas o silêncio, exige que todos estejam em sintonia”,

Lição #11:

Conselheiros maduros, profissionais, escutam antes de falar e buscam consenso. O consenso real é silencioso: nasce do propósito, do preparo, da convergência de ideias e do respeito ao contraditorio — não de discursos longos e aquiescência irrestrita.


Warren Buffett

“Preço é o que você paga, valor é o que você leva”

Lição #12:

Taxa de administraçāo baixa não significa bom plano de previdência complementar. O que importa é o retorno líquido creditado no saldo de conta do seu plano, uma estratégia robusta, uma governança forte e a segurança de que sua poupanca nāo terminará antes de você. O “barato” pode custar muito caro lá na frente.


René Descartes

“Exceto pelos nossos próprios pensamentos, não há nada que esteja absolutamente em nosso controle”

Lição #13:

Mercado financeiro, política governamental, disrupturas tecnológicas, oscilaçāo dos juros, transformaçōes demográficas — tudo escapa ao nosso controle. Mas uma mentalidade do conselho voltada para sustentabilidade futura da organizaçāo, não. Um fundo de pensāo é, antes de tudo, o estado de espírito de seus conselheiros.


Johannes Kepler

“Eu prefiro a crítica mais ácida de um único homem inteligente do que a aprovação irrefletida das massas”

Lição #14:

Governança séria busca o contraditório, dá ouvido à visōes de mundo diferentes, nāo tem medo de errar, nāo se contenta em seguir a manada. O pior conselho é o que tem medo do discenso, de discordar, de mudar ...


Mark Twain

“Toda vez que você se encontrar do lado da maioria, é hora de parar e refletir”

Lição #15:

Se 80% do patrimônio estāo em títulos públicos, talvez esse seja justamente o problema, nāo a soluçāo. O futuro não nasce do conforto daquilo que deu certo no passado — nasce da coragem de se caminhar em direçāo a ele.


John Locke

“Sempre achei que as ações dos homens são os melhores intérpretes de seus pensamentos”

Lição #16:

Fundos de pensāo que falam em inovação, mas investem como se estivessem em 1980, quando nāo existiam planos CD no Brasil, não estão inovando coisa nenhuma. Governança se prova na prática.


Thomas Jefferson

“Prefiro estar exposto aos inconvenientes que acompanham o excesso de liberdade, do que aos que acompanham a falta dela”

Lição #17:

Regulamentaçāo é importante, mas excesso de amarras mata a capacidade de inovar. Fundos de pensāo precisam de espaço para testar, aprender, errar e evoluir. Paternalismo e medo dos ativos digitiais por parte daqueles que regulam a previdencia complementar, nāo se coadunam com uma gestāo de riscos livre e responsavel por parte das diretorias de investimentos. Nāo cabe ao governo fazer gestāo de riscos, cabe apenas colocar parametros de atuaçāo.


Michel de Montaigne

“A idade deixa mais marcas na mente do que no rosto”

Lição #18:

Fundos de pensāo antigos, com décadas de história, carregam hábitos ainda mais antigos e arraigados. Renovar as mentalidades é tão importante quanto renovar a gestāo das carteiras de investimentos.


O futuro dos fundos de pensão não será decidido apenas por numeros e planilhas, mas por coragem intelectual, abertura ao novo e capacidade de agir antes que o amanhã chegue e seja tarde demais.


Grande abraço,

Eder.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.