terça-feira, 5 de maio de 2020
TE CONTEI? A CONSEQUÊNCIA NEUROCIENTIFICA DO DISTANCIAMENTO SOCIAL
De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO: O fenômeno neurológico é chamado de “fome de pele”, a necessidade biológica que temos do toque humano. É o motivo dos bebês tratados em UTIs neonatais serem colocados nus no peito dos pais. O toque estimula sensores sob a pele que enviam mensagens para o “vago” (nervo do cérebro), desacelera o sistema nervoso, diminui batimentos cardíacos, reduz a pressão arterial e relaxa o cérebro. O toque diminui a carga de cortisol, que causa stress e libera oxitocina, mesmo hormônio liberado durante o sexo e o nascimento com a função de nos aproximar. Altos níveis de cortisol enfraquecem o sistema imunológico, matando células brancas que atacam as viroses. Quando mexemos na pele aumentamos a serotonina, cujos baixos níveis são associados a insônia, ansiedade e depressão.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE: A falta de toque nos deteriora fisicamente e emocionalmente e é ruim para saúde. A natureza nos desenhou assim, seres sociais, para aumentar as chances de sobrevivência. O toque é biologicamente bom, acalma e nos faz sentir + felizes. Ironicamente o distanciamento enfraquece o sistema imunológico e nos deixa mais suscetíveis ao coronavirus.
CONCLUSÃO: Quando tudo terminar, abrace mais as pessoas, não menos.
Grande abraço, por enquanto, virtual.
Eder.
Fonte: Adaptado do artigo "The Neuroscience of Why You Could Really Use a Big Hug Right Now", escrito por Sirin Kale.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Hora no Mundo?
--------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais das informações deste blog
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.
Autorizações
As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".
Código de Conduta
Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial
Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário