De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Fazer previsões faz parte da natureza humana, para atuários faz parte, também, da profissão. Projeções iniciais focaram muito no efeito de curto prazo do Covid-19 sobre a longevidade, mas atuarialmente o que importa mesmo é o longo prazo. O verdadeiro efeito sobre a longevidade será consequência daquilo que vier a acontecer com os sistemas de saúde mundo afora.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Num cenário cor-de-rosa, se a pandemia levar a melhoria dos sistemas públicos de saúde e expandir a cobertura para os “sem-plano”, isso aumentará a expectativa de vida dos aposentados, elevando entre 0,6% e 1,3% o passivo de planos BD nos EUA, que totaliza hoje US$ 16 trilhões. Porém, se o Covid-19 deteriorar e arruinar os sistemas de saúde publica, as taxas de mortalidade subirão, com efeito contrário, i.e, cortando esses passivos entre 3,6% e 4,4%.
CONCLUSÃO:
Planeje-se para o melhor, mas prepare-se para o pior. Problemas com a economia mundial afetando o retorno dos investimentos, as taxas juros e a inflação podem piorar ou melhorar essa conta.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Grim COVID-19 scenario could cut pension liabilities, escrito por Allison Bell
Nenhum comentário:
Postar um comentário