De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
A Subsecretaria do Regimes de Previdência Complementar – SURPC, subordinada ao Ministério da Economia, publicou hoje seu Relatório Gerencial – 2º Bimestre/2020. A radiografia mostra uma tendência clara de redução nos últimos 10 anos (gráfico acima), não só da quantidade de entidades fechadas de previdência complementar – eram 348 em 2011 e hoje são 286 - mas também uma redução drástica de quase 50% no nº de entidades abertas – eram 24 em 2011, restam 14 hoje. O nº de seguradoras vendendo previdência aumentou (25 para 30), mas é um crescimento insignificante face a evolução do PIB e um país das dimensões do Brasil.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE?
Quando eu martelo a necessidade de mudança no modelo de negócios dos fundos de pensão, me baseio nas transformações tecnológicas, demográficas e sociais em curso, projeto as mudanças no mundo do trabalho, considero a reinvenção do dinheiro com a chegada dos cryptoativos e dos CBDCs (dinheiro digital), a evolução das biotechs, da medicina de precisão, a redução do envelhecimento etc. etc. etc. As estatísticas, apenas reforçam o que está por vir.
CONCLUSÃO:
Revolucione o conselho do seu fundo de pensão e se precisar conte comigo, “revoluções não são feitas por pessoas pacientes”.
Grande abraço,
Eder.
Relatório: aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário