De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
A remuneração de conselheiros é uma ferramenta poderosa para alinhar o interesse dos conselheiros com os interesses de todas as partes envolvidas em um fundo de pensão, participantes, patrocinadoras, autoridades de supervisão e regulação, enfim, a sociedade como um todo, os chamados “stackeholders”.
PORQUE ISSO É IMPORTANTE:
A função de governança do conselho deliberativo de um fundo de pensão não difere em nada daquela de uma empresa de capital aberto, de uma ONG ou de uma startup. Essa pandemia mostrou que está aumentando a demanda de envolvimento, disponibilidade e dedicação dos conselheiros para uma tempestiva tomada de decisões. Uma reunião de ½ período por mês já não é mais suficiente e quem trabalha de graça é relógio.
CONCLUSÃO:
Na figura abaixo, como ponto de partida, a remuneração de conselheiros de empresas S/A nos EUA. Poderíamos começar com o pagamento por reunião, o azul claro da figura (valores em US$ anuais), que para empresas de porte micro os 5% equivalem pelo dólar de hoje a uns R$ 2.670 por reunião. Dinheiro de pinga ...
Grande abraço,
Eder.
Fonte: NACD – National Association of Corporate Directors (Relatório completo: aqui ou aqui: https://bit.ly/3yYqQOQ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário