De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Está chegando ao fim o modelo dos mega-bancos globais. Criados sob o dogma do quanto maior, melhor, o modelo está se mostrando caro e impopular diante da disruptura tecnológica. Competidores digitais como DAVE (um app bancário com valor de mercado de US$ 4 BI), MONZO e VENMO levaram custos para níveis absurdamente reduzidos, inundando a web onde não precisam de agências.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
O HSBC vendeu operações deficitárias nos EUA (151 agencias) para o Citizens Bank e Cathay Bank, o BBVA (637 agencias) vendeu para o PNC, o CITI vai sair da Ásia e o Santander (580 agencias) nos EUA se arrepende de ainda não ter saído. A consolidação no varejo deve continuar enquanto os bancos se deitam com fintechs na mesma cama para ver se rola melhoria, caso da parceria do Signature Bank e do Customers Bank com o app TASSATPAY para clientes dos dois bancos usarem a plataforma baseada no blockchain p/ pagamento em tempo real B2B.
CONCLUSÃO:
Bancos menores, empresas menores, mundo corporativo com poucos empregados simplesmente requerem um novo modelo de negócios para os fundos de pensão.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Axios Market
Nenhum comentário:
Postar um comentário