De São Paulo, SP.
Já não é uma tendencia, mas sim um comportamento que vem se apresentando desde 2012, ano em que o relatório alcança. Eram 337 EFPC e 50 EAPC em 2012, hoje são 284 EFPC e 46 EAPC.
Ate a quantidade de instituidores diminuiu de 491 em dez./2020 para 395 abr./2021, redução de quase 20% em plena safra de planos familia.
Também não se trata de um movimento afeto apenas aos fundos de pensão no Brasil, vem acontecendo o mesmo na Holanda, Reino Unido e outros países mundo afora.
O relatório prestaria um serviço melhor ao segmento de previdencia complementar, participantes, empresas e a sociedade em geral se fizesse uma analise das razões por trás dessas reduções em busca de correções de rumo.
Até porque esse movimento não será revertido, haverá redução muito maior na quantidade de fundos de pensão ao longo dos próximos anos.
O aumento do patrimõnio é explicado pela inércia, o mesmo fenômeno da física elementar que faz um carro continuar em movimento depois que ele para de acelerar.
Na parte introdutória do relatório, o órgão responsável pelo relatório, (SURPC) coloca à disposição dos leitores o canal de comunicação surpc.cgeac@economia.gov.br.
Vou inverter essa ordem, Ministério da Economia estou por aqui se quiserem formar um grupo de trabalho oficial para estudar o assunto e servir de base para traçar politicas publicas capazes de reposicionar nosso sistema de previdencia complementar (enquanto há tempo).
Como diz a musica TIME do Pink Floyd aos 2'10'' do video clip acima:
" ... tired of lying in the sunshine, staying home to watch the rain
You are young and life is long, and there is time to kill today
And then one day you find ten years have got behind you
No one told you when to run, you missed the starting gun"
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário