
De Sāo Paulo, SP.
Seria inimaginável na era industrial, mas hoje, com um simples smartphone e conexão à Internet qualquer um pode ter acesso à investimentos passivos em ativos digitais.
Caracterizadas pela rapidez, baixos custos e descentralização, as modernas opções de investimentos voltados para o longo prazo, se contrapõem a veículos tradicionais como planos de previdência complementar, poupança e alternativas frequentemente burocráticas, restritas e inacessíveis ao brasileiro comum.
Os ativos digitais, que seguem proibidos e fora do alcance dos participantes de fundos de pensão brasileiros, entregam retornos historicamente bem acima dos investimentos clássicos da economia industrial – cuja rentabilidade com o passar do tempo, tende cada vez mais a ser decrescente.
A inovação contínua e disruptiva dos ativos digitais e de toda uma economia que roda no blockchain, vem criando oportunidades de crescimento exponencial dos retornos em contraponto aos investimento tradicionais.
Os potenciais participantes de planos de previdência complementar se veem, agora, diante de alternativas de renda automatizada, acessíveis e com liquidez imediata — um salto em comparação aos produtos financeiros tradicionais de renda fixa, renda variável e fundos imobiliários, oferecidos pelos fundos de pensão.
Essas alternativas modernas oferecem liquidez, simplicidade e rentabilidade interessantes, disponibilizam interfaces intuitivas, abstraem a complexidade financeira, envolvem operações não-custodiais, com baixas custos de gestāo e sem taxas ocultas.
O que é staking e staking líquido?
Talvez você ainda nāo saiba, mas cryptomoedas podem gerar uma renda passiva para você. Como isso funciona? Uma das maneiras é chamada staking.
A palavra staking, em tradução livre, poderia ser definida como “apoio através de investimento”. Pense no staking como se você investisse suas cryptomoedas em uma conta de poupança com rendimento.
Ao invés de deixar suas cryptomoedas paradas numa carteira digital, numa wallet – o que seria equivalente a deixar seu dinheiro parado na conta corrente de um banco:
Você pode usar suas cryptomoedas para ajudar no funcionamento do blockchain e em troca, ser recompensado com o recebimento de rendimentos.
Quando surgiram as operações de staking tradicional, as cryptmoedas que você “investia” ficavam bloqueadas, presas por dias, semanas, meses ou anos, sem você poder tocar nelas durante o prazo do investimento.
Muito recentemente, surgiu uma nova abordagem chamada de staking líquido (liquid staking) que resolve isso.
Aprofundando o entendimento sobre staking
Muitos blockchains modernos, tipo Ethereum, Solana, Tezos e outros, usam um sistema chamado Proof-of-Stake (PoS) ou uma variação dele, para garantir segurança da rede e permanecerem descentralizados – i.e., sem que um único individuo, grupo ou entidade controlem isoladamente a rede de blockchain.
Nesse sistema, validadores são escolhidos para verificar as transações e acrescentar “blocos” na “corrente”, ou seja, incluir informações em sequência no blockchain.
Mas para se tornar um validador – ou apoiar um deles – você precisa investir (stake) suas cryptomoedas, deixando-as bloqueadas (depositadas) como um sinal de confiança na rede de blockchain. Em troca, você recebe rendimentos pagos, geralmente, no mesmo token (na mesma cryptomoeda) que você investiu (staked).
O fato das suas cryptomoedas ficarem presas, significa que você não pode transaciona-las, movê-las ou usá-las de outras maneiras, até que o período de bloqueio termine. Isso limita a flexibilidade, especialmente se o mercado mudar radicalmente ou se você quiser mover rapidamente seus investimentos.
O staking líquido resolveu esse problema. Ao invés de travar seus tokens por meses nos validadores, o staking líquido permite que você invista suas cryptomoedas, receba rendimentos enquanto ajuda na segurança da rede e ainda use seus ativos mesmo eles estando investidos.
Funciona assim: quando você investe suas cryptomoedas em stake líquido, você recebe em troca um token especial (uma outra cryptomoeda). Esse token representa as crypromoedas que você investiu originalmente, que continuam a render e aumentar de valor na medida em que sendo creditados os “juros”.
Você pode usar esse token como se fosse uma cryptomoeda qualquer: pode negociá-la, alugá-la, usá-la como colateral para obter um empréstimo ou usá-la para fazer outros investimentos em alternativas descentralizadas (DeFi).
É o melhor dos dois mundos: recebe rendimentos enquanto suas cryptomoedas estāo travadas num investimento e ao mesmo tempo tem total liquidez.
Por que as pessoas usam o staking líquido?
1. Liberdade de movimento – Seus ativos nāo fica presos por um longo período, durante o qual você nāo pode acessá-los (sabe aqueles CDB de 180 dias?). Basta você usar ou trocar os tokens que representam os ativos investidos.
2. Mais meios de ganhar dinheiro – Como você tem liquidez, mesmo seus ativos estando investidos, você pode ganhar dinheiro adicional, usando-os para investir em outras coisas (DeFi), alugar ou dar como garantia de empréstimos.
3. Uso eficiente do capital - Com staking liquido, seus ativos estāo sempre trabalhando para você, seja garantindo a segurança e descentralização de uma rede de blockchain, seja participando da enorme economia da cryptografia.
Existem riscos?
Claro, seja crypto, ações, debentures, imóveis etc, staking nāo é livre de risco. Algumas coisas que se deve ter em mente:
O investimento em staking líquido deve ser feito com cautelosa. É preciso:
Entender a estrutura, os riscos e os contratos dos ativos digitais;
Avaliar como essa alternativa se encaixa nos objetivos individuais de estabilidade, previsibilidade e horizonte de investimentos;
Considerar regulamentação, governança e transparência, ao tomar decisões.
Entender esses riscos e escolher blockchains confiáveis e transparentes, pode ajudar a investir em staking líquido com mais segurança.
O futuro do staking
O staking líquido está se tornando rapidamente um componente fundamental da economia das cryptomoedas, tornando o investimento em crypto mais acessível, mais flexível e mais útil, especialmente para pessoas que queiram manter suas cryptomoedas ativas, não ociosas.
Enquanto a promessa de “previdência complementar para todos” nāo conseguiu sair do slogan do setor, a democratização da poupança de longo-prazo por meio dos ativos digitais (o staking líquido é apenas um exemplo) – já é uma realidade e isso fica evidente, quando:
Se pode investir em cryptomoedas como o SOL (da rede de blockchain Solana) transformando-as em tokens líquidos (mpSOL) com rendimento anual na faixa de 8,49%, sem exigir bloqueio dos ativos, nem altas quantias - é possível começar com apenas US$ 1 (R$ 5,6 reais); e
Se recebe rendimentos regulares (a cada ~2 dias) mantendo total flexibilidade para resgatar ou negociar o mpSOL instantaneamente, sem períodos de espera.
Na medida em que mais blockchains adotem proof-of-stake (PoS) em seu funcionamento e mais plataformas de DeFi abracem as operações com tokens de staking liquido, essa alternativa de investimento de longo-prazo vai se tornar uma opção padrão para detentores de cryptomoedas.
A combinação de acessibilidade, liquidez e potencial de rendimento torna o staking e os ativos digitais (tokenizados) alternativas poderosas, especialmente num mundo digital.
Grande abraço,
Eder.
Opiniões: Todas minhas | Fonte: “Crypto Curious: Liquid Staking”, publicado no MoonPay Memo.
Disclaimer: Não deveria ser preciso dizer isso, mas receio ter que deixar explicito: esse texto não é aconselhamento financeiro, não é orientação de investimentos, não recomenda a compra de nenhum ativo real ou digital, nem de valores mobiliários, nem de coisa nenhuma. Aja com prudência.


Nenhum comentário:
Postar um comentário