sábado, 14 de fevereiro de 2026

A "ILUSĀO DO FIM DA HISTÓRIA" E OS FUNDOS DE PENSĀO

 



De Såo Paulo, SP.


Em 2013 um grupo de pesquisadores de Harvard conduziu um estudo com 19 mil pessoas, para as quais fizeram apenas duas perguntas:

1. Quanto os seus valores, preferências, personalidade e prioridades, mudaram nos últimos 10 anos?

2. Quanto você espera que seus valores, preferências, personalidade e prioridades, mudem nos próximos 10 anos?

O resultado foi fascinante. Em todas as faixas etárias - de adolescentes a indivíduos com quase 70 anos - as pessoas responderam consistentemente que haviam mudado muito no passado, mas nāo esperavam mudar muito no futuro.

No estudo, publicado na Revista Science, os pesquisadores escreveram:

“As pessoas, ao que parece, consideram o presente como um divisor de águas no qual finalmente se tornaram quem serāo pelo resto de suas vidas.”

O fenômeno foi chamado de “Ilusāo do Fim da História”.


Entender essa ilusāo - e aprender como evitá-la - teria grande impacto nos fundos de pensāo, pois envolve a capacidade de se navegar pelas incertezas e mudanças que teremos pela frente na previdência complementar e no mundo. É importante porque:

  • A IA está mudando a natureza do trabalho numa velocidade cresccente;

  • Trajetórias de carreira corporativa, antes seguras, parecem cada vez mais frágeis;

  • Setores inteiros e instituiçōes que evoluíam lentamente, estão se transformando drasticamente em prazos cada vez mais curtos;

  • Pressupostos antigos sobre os quais foram construídos os fundos de pensāo, tipo, estabilidade, emprego e renda, estāo ruindo.

Sem duvida, essa é a Era da Incerteza e parafraseando o almirante Romano Caio Plinio Segundo - conhecido como Plinio, o Velho: “a única certeza é que nada é certo”. Em seu livro The Other Side of Change, a cientista cognitiva Maya Shankar, escreveu:

“Quando nos sentimos intimidados no início de uma mudança, há algum conforto em saber que a pessoa que passará por toda a experiência será diferente da pessoa que somos neste exato momento. Nos tornaremos novas pessoas do outro lado da mudança, de maneiras que somos capazes de moldar.”

Isso é chave para o fundo de pensāo que quiser evitar a Ilusāo do Fim da Historia. O erro que os fundos de pensāo cometem é presumir que as incertezas à frente demandarāo que sua versāo atual enfrente os desafios de amanhā.

Nāo é assim que funciona.

A incerteza externa é um catalisador para a mudança interna. Fundos de pensāo não sāo entidades fixas, nāo sāo soluçōes finalizadas, mas em processo de constante transformação.

Inovaçōes transformam as perspectivas. Novos desafios forjam novas habilidades. Novos capítulos criam novos valores. O fundo de pensāo de hoje não é o mesmo que era há um ano — e não será o mesmo daqui a um ano.

Somente quando os fundos de pensāo reconhecerem que seu crescimento é contínuo, irāo parar de ver a incerteza como algo a ser evitado e começarāo a vê-la como algo a ser abraçado - isso vale para os investimentos, para os desenhos de plano e para as solucões de poupança que hoje oferecem.

Este não é o fim da história, é apenas o começo, pode acreditar.

Grande abraço,

Eder


Fonte": “The End of History Illusion”, Sahil Bloom.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.