segunda-feira, 2 de agosto de 2021

TE CONTEI? O MOMENTO REQUER A CRIAÇÃO DE UM “COMITÊ PARA MITIGAÇÃO DOS RISCOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS” NOS FUNDOS DE PENSÃO

 



 

De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Empresas, fundos de pensão, seguradoras, toda a cadeia de negócios cedo ou tarde, querendo ou não, terá que se alinhar às metas do Acordo de Paris. Para os fundos de pensão, isso implica em refletir em suas demonstrações financeiras os compromissos com a mitigação dos riscos que as mudanças climáticas representam para seus portfolios de investimentos. Palavras e estratégias já não são mais suficientes para demonstrar o compromisso das organizações com os aspectos ESG, é preciso divulgar para todos os “stackeholders” os impactos financeiros e quais medidas estão sendo tomadas na caminhada em direção a uma economia “net-zero” – como se diz em inglês ou carbono-zero, em português. No Reino Unido o “disclosure” (divulgação) dessas informações nos moldes do TCFD – Task Force on Climate-Related Financial Disclosure será obrigatória para todos os fundos de pensão a partir de 2025. No Brasil ainda não temos uma data para isso ... por enquanto.

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Os Europeus estão na dianteira. Fundos de pensão como o holandês PFZW, patrimônio de €$ 238 BI, planejam diminuir em 30% a pegada de carbono de seu portfolio até 2025. Os fundos de pensão brasileiros precisam se engajar com as empresas em que investem, mesmo que para isso precisem atuar em conjunto com bancos de investimentos e “asset managers” que contratam para gerir seus portfolios. Um bom começo, que ajudaria bastante os conselhos deliberativos dos nossos fundos de pensão a organizarem seus esforços e ações em torno dos aspectos ESG, seria a criação de um comitê de assessoramento do conselho. 

 

CONCLUSÃO: 

“Devemos isso aos nossos participantes e à sociedade”, disse Joanne Kellermann, diretor do segundo maior fundo de pensão da Holanda, ao divulgar as medidas e metas que o fundo vem adotando. O que dizem os diretores do seu fundo de pensão?


Grande abraço,

Eder.


 

Fonte: “PFZW to reduce carbon footprint by 30% in 2025”, escrito por Tjibbe Hoekstra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.