De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Vou dar uma dica para PREVIC e SUSEP visando facilitar o controle das contas de previdência complementar pelos indivíduos, reduzir as despesas administrativas e fomentar o setor de previdência complementar no Brasil. Toda vez que um empregado sair de uma empresa onde tinha um plano corporativo de CD ou PGBL, o saldo que acumulou será automaticamente transferido para um “plano individual” – a menos que o empregado opte por permanecer no plano corporativo da empresa antiga, por portar o saldo para um plano pessoal ou por portar o sado para o plano do novo empregador. A taxa de administração (carregamento e gestão financeira) do “plano individual” deve ser a mesma ou inferior àquela paga no plano corporativo da empresa antiga.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Baseadas no consentimento passivo, a vasta maioria das pessoas aceitaria as transferências. A onda de transferências derrubaria as receitas administrativas (carregamento e gestão financeira) dos atuais planos, incentivando a competição e a busca por eficiência, levando a redução geral dos custos administrativos. A medida também levaria ao desenvolvimento de uma nova infraestrutura de TI do setor inteiro, para permitir as transferências automáticas e agilizar as portabilidades. Além disso, ressaltaria a responsabilidade individual das pessoas pelas suas poupanças previdenciárias e atrairia novos players para o mercado. Apesar de planos de previdência criarem baixo engajamento, a comunicação, propaganda e marketing de uma medida assim poderiam dar uma chacoalhada no segmento.
CONCLUSÃO:
A medida que faria a poupança previdenciária seguir automaticamente o participante, que nem o carro “siga-me” dos aeroportos, foi implantada em janeiro de 2021 na Noruega como parte de uma reforma da previdência complementar denominada “egen pensjonskonto”. Seria um ótimo combustível para os planos instituídos que poderiam ser criados em todos os fundos de pensão servindo de "plano individual" e para as seguradoras que poderiam criar um PGBL de baixo custo. Fica a dica!
Grande abraço,
Eder.
Fonte: "Pots follow member", escrito por Rachel Fixsen para a I&PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário