skip to main | skip to sidebar
BLOG DO EDER

sexta-feira, 16 de junho de 2023

CONFIAR POR QUÊ?

 

   Credito de Imagem: Maura Losch/


CONFIANÇA É CONQUISTADA, RESPEITO É DADO E LEALDADE É DEMONSTRADA. TRAIR QUALQUER UM DESSES O FAZ PERDER OS TRÊS

(Ziad K. Abdelnour)

___________________________



De São Paulo, SP.



Confiança é uma crença profunda e intangível na percepção de virtude de uma pessoa, negócio ou organização. É uma métrica imprescindível para instituições que buscam sucesso, como os fundos de pensão que estão emergindo após o reposicionamento de suas marcas.

Uma sólida base de confiança é crítica para manter o relacionamento de uma marca com seus consumidores – até aqui chamados nos fundos de pensão de participantes - que se tornam leais, especialmente diante de escorregadas corporativas que eventualmente acontecem.

Confiança, sabemos todos, é difícil conquistar, mas é resiliente.

Quando uma marca atinge o topo das posições no ranking de confiança dos consumidores, ela raramente sai da lista. Confiança não é uma métrica que mude ano a ano – o que dá às marcas estabelecidas uma grande vantagem sobre os aspirantes a competidores.

Uma presença constante e consistente na vida dos consumidores, ajuda a construir confiança e se torna um patrimônio da marca. A relação dos fundos de pensão com seus consumidores é de longuíssimo prazo, mas isso é diferente de estar presente de forma constante junto a eles.

Há muitos caminhos para ser percebido como confiável e estes tendem a variar por setor e demografia.

A interação entre confiança e outras métricas


A empresa de consultoria Morning Consult, através de sua inteligência de marcas, acompanha 10 métricas diariamente.

Dessas, confiança e valor são as que possuem a mais alta correlação, equivalente a 0,63 (nota: a correlação máxima é 1,0). Se o seu fundo de pensão quiser construir uma reputação solida junto aos consumidores, essas duas métricas são os blocos sobre os quais deverá começar.

Outras métricas como “favorabilidade da marca” são mais voláteis, mas “confiança” é diferente porque é, tipo, um estado de espírito do consumidor. Confiança traz ganhos para as marcas ao longo de grandes períodos de tempo.

Quando as marcas contam com forte confiança dos consumidores, há recuperação da confiança mesmo após a ocorrência de grandes escândalos. E acredite-me, escanda-los em organizações habitadas por bípedes humanos são uma questão de “quando”, não de “se”, acontecerão.

O caminho da maioria dos consumidores ao longo do funil de marketing das marcas do varejo não é uma linha reta. A jornada do consumidor é complicada, com idas e vindas entre diferentes estágios, mas confiança é essencial ao longo de todo o caminho.

A batalha morro acima, do “rebrading” dos fundos de pensão


Pouco a pouco vão caindo as fronteiras que delimitavam o campo de atuação das antigas entidades fechadas de previdência complementar.

Nesse movimento de abertura para o mundo exterior, os potenciais consumidores dos produtos dos fundos de pensão passam a ir muito além dos empregados e empresas que os criaram.

Isso tem levado vários deles a adotar novas imagens institucionais, criando marcas dissociadas das empresas fundadoras, num processo que a turma de marketing costuma chamar de “rebranding”.

Porém, para transformar consumidores em participantes e novas empresas em clientes, mudar o nome do fundo de pensão é a parte mais fácil.

Essa verdadeira batalha em direção a novos modelos de negócios vai demandar mudança na governança dos conselhos (leia-se: conselheiros profissionais), além de estruturas de gestão totalmente diferentes.

Um desafio que talvez muitos não tenham se dado conta é que aos olhos do grande público as novas marcas dos fundos de pensão são desconhecidas e a confiança precisará ser construída.

A confiança dos consumidores nas marcas varia por segmento de atividade, país e demografia, conforme mostra o relatório especial da Morning Consult intitulado Most Trusted Brands 2023.





Marcas mais confiáveis globalmente em 10 economias ao redor do mundo 


GEN Z e poucas opções: desafios a mais para os fundos de pensão


A geração mais jovem de adultos, a Geração Z, tem menos inclinação a confiar em marcas do que a população em geral.

Eles têm um nível de confiança mais baixo nas marcas do que as gerações anteriores, o que representa um desafio adicional para os fundos de pensão já que seus futuros participantes estão exatamente entre os jovens dessa geração.

Essa baixa confiança da Gen Z nas marcas acontece em todos os segmentos de atividade e em todas as instituições.










Outro problema é que confiança é algo complicado quando o consumidor tem escolha limitada.

Por exemplo, o setor de viagens e hospedagem conta com confiança relativamente alta dos consumidores, mas setores individuais dentro do segmento, como o de companhias aéreas, são outra história, aponta o relatório da Morning Consult.

Apesar das métricas que medem a satisfação do consumidor nas cias aéreas terem caído, como confiança, valor percebido e o NPS (Net Promoter Score), nenhum desses declínios resultou em redução no uso.





Métricas chave para todas as cias aéreas (médias)

Em outras palavras, as pessoas continuam a voar, mas estão menos satisfeitas com as cias aéreas. O fato de a confiança não afetar o uso decorre basicamente da falta de opção – as vezes apenas uma companhia aérea oferece voo para determinados horários e destinos.

Nesse caso, apesar das cias aéreas estarem atraindo clientes elas não estão forjando lealdade com seus consumidores e isso tem implicações no longo prazo.

Se os consumidores voam apenas com uma marca de cia aérea por falta de opção, essa marca está mal posicionada para rechaçar qualquer futuro concorrente, seja uma cia aérea competidora ou uma inovação futura no setor de viagens.

De certa forma, o mesmo acontece com os fundos de pensão, pois os consumidores espalhados pelo país não possuem muitas alternativas. Os fundos de pensão que quiserem permanecer no jogo no longo prazo, terão que trabalhar duro para construir confiança nos consumidores.

Falta de interação afeta o engajamento com os fundos de pensão


Pegar carona no que acontece com outros setores, como fizemos acima, pode nos ajudar a extrapolar e fazer inferências para o setor de fundos de pensão.

A razão para bancos e meios de pagamento dominarem pelo terceiro ano seguido a lista das marcas mais confiáveis do mundo, mostra que os consumidores confiam mais nas marcas com as quais eles interagem com maior frequência.




As 12 marcas mais confiáveis de bancos e meios de pagamento nos EUA


Visa e Mastercard constituem uma forte combinação de alta frequência de uso, alta favorabilidade da marca e alta conscientização.

Provam que o uso frequente é poderoso para construção da confiança e manutenção de uma forte conexão entre consumidor e marca. Toda vez que um consumidor passa seu cartão Visa ou vê o logotipo Visa sinalizando que seu cartão é aceito ali, uma poderosa associação positiva com a marca é reforçada.

A interação dos fundos de pensão com seus consumidores tende não ser muito frequente, mas isso poderia ser diferente.

Existem diversas maneiras pelas quais os fundos de pensão poderiam criar um melhor engajamento com seus participantes. A acumulação de experiências positivas funciona como proteção contra ruídos negativos no relacionamento entre a marca e seus clientes.


Confiança gruda, como um Band-Aid, marca que ficou em primeiro lugar como a mais confiável dos EUA em 2023 no ranking da Morning Consult.

Quando se trata de construir sua segurança financeira no longo prazo, confiança na marca ultrapassa em muito questões de marketing, adentrando seu destino futuro.

Os fundos de pensão que forem capazes de ganhar a confiança do público, são os que estarão mais bem posicionados para atrair futuros consumidores e sobreviver aos atuais participantes, que já não estarão mais por aqui.


Grande abraço,

Eder.




Fonte: Most Trusted Brands 2023, by Morning Consult

Postado por Blog do Eder às 11:28
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

Aniversario

Aniversario

Pesquisar este blog


Mestre em Administração Profissional pela EAESP/FGV, Bacharel em Ciências Atuariais pela UFRJ, com especialização em Propaganda & Marketing pela ESPM-RJ e em Governança Corporativa pelo IBGC. Mais de 25 anos de atuação no mercado de previdência complementar, Membro nº 641 e ex-Diretor do Instituto Brasileiro de Atuária e ex-Professor do MBA de Gestão de Riscos Financeiros e Atuariais da USP/FIPECAFI. Gerenciou inúmeros projetos internacionais e regionais na área de benefícios, tendo morado em Jacksonville, FLA-EUA e em Lincolnshire, CH-EUA. Ocupou cargos de alta gerência e direção nas maiores empresas globais de benefícios, em fundos de pensão, em seguradoras e em bancos.

Desenvolve Pesquisas, Projetos e Palestras sobre Previdência, Seguros (RE), Benefícios a Empregados, Programas de Saúde, Economia Comportamental, Neuromarketing e Investimentos Responsáveis.


Contato

eder.ecarva@gmail.com

Contato em QR Code

Contato em QR Code
Grave os dados para contato

On line

online

Seguidores

Livro - Revolucionando os Conselhos

Livro - Revolucionando os Conselhos

Video - Revolucionando os Conselhos

Marcadores mais populares

Previdência Complementar Futuro Economia Educação Seguros Benefícios Tecnologia Conselho Deliberativo Emoções Governança #Blockchain; #FundosdePensão; #Tecnologia; #Criptomoeda Investimentos Economia Comportamental longevidade Comunicação #covid-19; #coronavirus; #impactosdapandemia Diversidade; Previdência Complementar Algoritmos ilusões #ESG; #InvestimentosResponsáveis; #Previdência; #Aposentadoria; #FundosdePensão; #RevolucionandoosConselhos; #ConselhoDeliberativo #aposentadoria; #previdencia; #fundosdepensão; #transformação; #mudanças; #novaera #CBDC #COVIDE19; #fundosdepensao; #conselhodeliberativo; #gestaodecrise "homeoffice #trabalhoremoto #futurodotrabalho #videoconferencia #reuniaovirtual #AON #AgeTech; #WealthTech #Biomarcadores; #PrevisãodaMorte; #Blockchain; #FundosdePensão; #Tecnologia; FaroldeNavegação #Blockchain; #ZKP; Zero-KnowledgeProof; #IdentidadeDigitalDescentralizada; #Identidade; ObjectTech #DesatreNatural; CatastrofeAmbiental; #Doações; #PouparParaAposentadoria #DivinosObstáculos; #PlanoB; #LiçãoDeVida #ESG; #InvestimentosResponsáveis; #BusinessRoundtable; #Previdência; #Aposentadoria; #FundosdePensão; #ControledeArmas #benchmarking #conselhodeliberativo #politicadeinvestimentos #cibersecurity #conselhodeliberativo #covid-19; #coronavirus; #fase4dacrise #covid19 ; #helicoptermoney; #crise; #coronavirus; #fundosdepensao; #conselhodeliberativo; #revolucionandoosconselhos #covid19; #coronavirus; #fase3 #covid19; #crise; #coronavirus; #fundosdepensao; #conselhodeliberativo; #revolucionandoosconselhos #crimesciberneticos #fundosdepensao #criptomoedas #criptoativos #fundosdepensao #investidoresinstitucionais #fidelity #tecnologiasdisruptivas #criptomoedas #criptoativos #regradoviajante #fatf #gafi #lavagemdedinheiro #travelrule #doação #filantropia #carater #efeitodunningkruger

Todos os posts

  • ►  2025 (75)
    • ►  junho (11)
    • ►  maio (12)
    • ►  abril (14)
    • ►  março (14)
    • ►  fevereiro (10)
    • ►  janeiro (14)
  • ►  2024 (146)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (12)
    • ►  outubro (17)
    • ►  setembro (15)
    • ►  agosto (13)
    • ►  julho (9)
    • ►  junho (12)
    • ►  maio (16)
    • ►  abril (11)
    • ►  março (15)
    • ►  fevereiro (11)
    • ►  janeiro (11)
  • ▼  2023 (154)
    • ►  dezembro (11)
    • ►  novembro (16)
    • ►  outubro (23)
    • ►  setembro (16)
    • ►  agosto (9)
    • ►  julho (12)
    • ▼  junho (12)
      • A LEI DE LESLIE E OS FUNDOS DE PENSĀO
      • COMO A MUDANÇA DE VALOR DAS NOVAS GERAÇÕES AFETA O...
      • OS FUNDOS DE PENSĀO DEVERIAM SE PREOCUPAR COM RISC...
      • NÃO OLHE PARA TRÁS
      • CAUSAR DISRUPTURA COM INOVAÇÕES REQUER FAZER MUITO...
      • FECHA O CERCO EM TORNO DA 'TERRA DE MALLBORO' DO ESG
      • FRASE DO MOMENTO
      • CONFIAR POR QUÊ?
      • O QUE SE ESPERARIA DAS POLÍTICAS DO GOVERNO PARA E...
      • DEFINA A ATUAÇĀO DO GOVERNO NOS ÚLTIMOS VINTE ANOS...
      • UMA HISTÓRIA SOBRE CURIOSIDADE: PORQUE ELA É IMPRE...
      • A LIÇÃO DE ISAAC ASIMOV PARA SE OBTER SEGURANÇA FI...
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (16)
    • ►  março (15)
    • ►  fevereiro (11)
    • ►  janeiro (12)
  • ►  2022 (230)
    • ►  dezembro (18)
    • ►  novembro (17)
    • ►  outubro (12)
    • ►  setembro (15)
    • ►  agosto (13)
    • ►  julho (15)
    • ►  junho (23)
    • ►  maio (29)
    • ►  abril (24)
    • ►  março (23)
    • ►  fevereiro (19)
    • ►  janeiro (22)
  • ►  2021 (305)
    • ►  dezembro (30)
    • ►  novembro (30)
    • ►  outubro (30)
    • ►  setembro (22)
    • ►  agosto (13)
    • ►  julho (21)
    • ►  junho (17)
    • ►  maio (35)
    • ►  abril (24)
    • ►  março (31)
    • ►  fevereiro (31)
    • ►  janeiro (21)
  • ►  2020 (210)
    • ►  dezembro (22)
    • ►  novembro (23)
    • ►  outubro (29)
    • ►  setembro (22)
    • ►  agosto (22)
    • ►  julho (31)
    • ►  junho (25)
    • ►  maio (11)
    • ►  abril (12)
    • ►  março (9)
    • ►  fevereiro (4)
  • ►  2019 (43)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (5)
    • ►  setembro (7)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (5)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (2)
    • ►  março (4)
    • ►  fevereiro (3)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2018 (16)
    • ►  novembro (2)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (2)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2017 (7)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (1)
  • ►  2015 (1)
    • ►  março (1)
  • ►  2014 (9)
    • ►  novembro (2)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (2)
  • ►  2013 (14)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  setembro (1)
    • ►  julho (2)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (2)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (4)
  • ►  2012 (21)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (6)
    • ►  setembro (3)
    • ►  agosto (6)
    • ►  maio (1)
  • ►  2011 (50)
    • ►  outubro (1)
    • ►  julho (2)
    • ►  junho (6)
    • ►  maio (7)
    • ►  abril (8)
    • ►  março (6)
    • ►  fevereiro (9)
    • ►  janeiro (11)
  • ►  2010 (92)
    • ►  dezembro (7)
    • ►  novembro (9)
    • ►  outubro (12)
    • ►  setembro (10)
    • ►  agosto (11)
    • ►  julho (7)
    • ►  junho (8)
    • ►  maio (7)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (7)
    • ►  fevereiro (7)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2009 (42)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (7)
    • ►  outubro (7)
    • ►  setembro (5)
    • ►  agosto (7)
    • ►  julho (10)

Websites para acompanhar

  • BBC (Inglaterra)
  • Daily Infographic (EUA)
  • Department for Work and Pensions (Inglaterra)
  • Department of Labor (EUA)
  • Harvard Business School - Research (EUA)
  • Internal Revenue System (EUA)
  • Kurzweil Accelarating Intelligence (EUA)
  • Life Engineering (EUA)
  • Lloyd's 360 Risk Insight (Inglaterra)
  • Mara Luquet - Rádio CBN (Brasil)
  • McLuhan (Holanda)
  • PSYBLOG (Inlgaterra)
  • Simoleon Sense (EUA)
  • Taming The Pound (Inglaterra)
  • TED Ideas Worth Spreading (Inglaterra)
  • The MediaPost Magazine (EUA)
  • The Neuromarketing Daily (EUA)
  • Upside-Risk (EUA)

Lista de Livros Recomendados

  • - Desafio aos Deuses - A Fascinante História do Risco [Peter L. Bernstein]
  • - Hacking H(app)iness [Jonh C. Havens)]
  • - How Emotions Are Made: The Secret Life of the Brain [Lisa Feldman Barret]
  • - Impulse: Why We Do What We Do Without Knowing Why We Do It [David Lewis]
  • - Punished by Rewards [Alfie Kohn]
  • - The Signal and the Noise: Why Most Predictions Fail but Some Don’t [Nate Silver]
  • - Thinking, Fast and Slow [Daniel Kahneman]
  • - Unconscious Branding: How Neuroscience Can Empower (and Inspire) Marketing [Douglas Van Praet]
  • Curious - The desire to know and why your future depends on it [Ian Leslie]

Livro - Previdência, Ciência e Bom Senso

Livro - Previdência, Ciência e Bom Senso
Diponível também na Amazon!
 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.