segunda-feira, 12 de junho de 2023

UMA HISTÓRIA SOBRE CURIOSIDADE: PORQUE ELA É IMPRESCINDIVEL PARA O PROGRESSO DOS FUNDOS DE PENSÃO?

 



"EU NÃO TENHO NENHUM TALENTO EM ESPECIAL. EU SOU APENAS APAIXONADO PELA CURIOSIDADE"
(Albert Einstein)

______________________________

De São Paulo, SP.



Uma história apócrifa, ou seja, com autor desconhecido, mostra porque sempre devemos questionar a razão de fazermos as coisas da maneira que fazemos.

... uma menininha, que prestava a atenção enquanto sua mãe preparava um leitão para uma reunião em família, notou que a mãe cortou e descartou os dois extremos antes de levar a peça ao forno.

Curiosa, a menina perguntou: “mamãe, por que você corta e joga fora os dois lados do leitãozinho?”

“Hmmmm ... eu acho que é porque ajuda a absorver os temperos enquanto está assando e também permite que o calor entre pelas laterais. Minha mãe sempre fazia assim, então eu sempre corto as extremidades”, respondeu ela.

Sem uma resposta completa, a menininha telefona para a avó e pergunta: “Vovó, a mamãe está cozinhando um leitão e cortou as extremidades antes de colocar dentro do forno, você sabe porque ela faz isso?”

“Não tenho muita certeza minha querida, mas presumo que seja para manter o tempero dentro do leitão, mas também pode ser porque as extremidades não têm tanto gosto e são partes ruins para cozinhar. Eu aprendi a cozinhar com minha mãe, você deveria perguntar isso para ela”, responde a avó.

Então, a menina inquisitiva telefona para a bisavó e pergunta: “Bisa, minha mãe e a mãe dela cortam as duas extremidades do leitão antes de cozinhar, porque elas fazem isso. É para manter o tempero dentro do leitão, para ajudar a cozinhar a peça inteira ou por que os lados têm gosto ruim?”

A bisavó dá uma risada e diz: “Oh, não meu amor, nós sempre tivemos um forno minúsculo e a única forma do leitão caber lá dentro era essa”.


Essa pode não ser a melhor história do mundo, mas é reveladora.

Muito do mundo que se encontra à nossa volta funciona da maneira que funciona porque sempre foi assim.

Quantas coisas existem apenas porque ninguém questiona, apenas repete algo que aprenderam da maneira que aprenderam.

Que soluções, hoje inexistentes, criaríamos para poupar visando um futuro mais seguro? Quanto das soluções que adotamos hoje, como os atuais planos de previdência complementar e fundos de pensão, são remanescentes de um passado que nunca nos demos ao trabalho de questionar?

Uma coisa é certa, o que puxa o progresso é a curiosidade e explicações sobre a razão de adotarmos processos ruins para resolver os problemas, raramente refletem a verdade, são apenas desculpas mais palatáveis.

Pense nisso antes de adotar uma solução para seus empregados (e você mesmo) buscarem segurança financeira futura.

Abraço grande,

Eder.



Fonte: Tom Goowin


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.