domingo, 3 de setembro de 2023
SE TE PEDISSEM PARA REDUZIR A CRIMINALIDADE NUMA ÁREA DA CIDADE, QUE MEDIDA VOCÊ ADOTARIA? E SE TE PEDISSEM PARA FAZER AS PESSOAS POUPAREM MAIS?
De Sao Paulo, SP.
Em 2011 uma série de ações de vandalismo tomou conta da cidade de Londres - Inglaterra, com pessoas atacando lojas, incendiando carros e saqueando supermercados.
Enquanto os ataques arrefeciam na maioria dos lugares, em Greenwich, um distrito de Londres, o comportamento antissocial continuou.
As autoridades precisavam encontrar um meio de parar a violência e impedir que minorias problemáticas destruíssem sua própria comunidade, manchando a reputação do bairro.
Os comerciantes começaram a instalar portas de ferro na frente de seus estabelecimentos, tentando proteger seus negócios contra os saques.
Isso só agravou o problema porque acabou atraindo ainda mais saqueadores, acreditando haver itens de maior valor nas lojas protegidas.
Os profissionais da Ciência do Comportamento (Behavioral Science) resolveram, então, fazer um experimento social, transformando as portas de ferro em solução, não no problema.
Eles se basearam em um estudo de 2009, feito por uma equipe de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, que encontrou evidências de que cabeças largas, rostos redondos e olhos grandes, como os dos personagens da Disney, motivam em adultos o comportamento de cuidar, de se preocupar com as pessoas.
Eles provaram que a aparência bonitinha | engraçadinha, desperta a atenção do cérebro humano de modo positivo. Poderia o poder do “bonitinho” minimizar o comportamento antissocial das minorias do bairro de Greenwich?
Uma ampla campanha selecionou rostos de bebês locais, considerados engraçadinhos, bem como pintores do bairro e o experimento começou. Os rostos dos bebês foram pintados nas portas de ferro de vários estabelecimentos.
Seis meses após o começo do experimento, nenhuma das portas de ferro com os rostos dos bebês havia sido vandalizada e os residentes estavam se sentindo muito mais seguros.
Não foi preciso investir centenas de milhares de libras, nem alocar centenas de policiais a mais, bastou algumas latas de tinta.
Os moradores demonstraram um grande amor pelos bebês, os lojistas abraçaram a ideia e em pouco tempo comunidades espalhadas ao redor do mundo todo começaram a falar do assunto.
Quando você entende o comportamento humano, são as pequenas mudanças que causam os efeitos mais poderosos. Essa pode ser uma nova era na prevenção de crimes.
Levar as pessoas a pouparem, em busca de segurança financeira futura, tem tudo a ver com o comportamento humano. Soluções baseadas no convencimento, em argumentos apoiados na racionalidade, já mostraram que raramente funcionam.
Que tal usar experimentos simples e baratos baseados em “Behavioral Science” ao invés de investir tão somente em caríssimos programas de educação financeira e achar que isso resolverá o desafio?
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Ogilvy – The Power of Cute
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