De Sao Paulo SP.
Fustigados pelas tremendas transformações sociais, econômicas e tecnológicas da era digital, chacoalhados pelas mudanças no mundo do trabalho e desafiados pelas inovações da cryptoeconomia, os fundos de pensāo se encontram numa encruzilhada da historia 👇👇👇
Nos próximos dez anos, cerca de 50% da força de trabalho atual dos fundos de pensão e de suas atuais patrocinadoras, estarāo aposentados.
Serāo substituídos por novas gerações de profissionais, jovens acostumados a interagir com aplicativos velozes e com experiencias fantásticas dos usuários.
Os próximos empregados dos fundos de pensão costumam usar o Facebook, o TikTok, o Instagram, o BeReal. Eles esperam trabalhar com sistemas que funcionem com um workflow semelhante 👇👇👇
Mas parece haver uma grande diferença entre a expectativa e a realidade, eles trabalharão num mercado em que muitos fundos de pensão ainda usam planilhas em suas análises de riscos e registram suas políticas e diretrizes em PDFs.
Os fundos de pensão deveriam se perguntar: eu quero ser expert em quê? E deveriam fazer suas escolhas: o que vamos priorizar? A partir dai, deveriam buscar parceiros que sejam “best in class” naquilo que decidiram não ser seu foco principal.
O mercado de fundos de pensāo é pasteurizado, tem pouca diferenciaçāo, adota produtos praticamente identicos, sofre de falta de criatividade e inovações, mas uma convergência de fatores pode ajudar a mudar tudo isso 👇👇👇
Ao invés disso, os fundos de pensão procuram ser bons na avaliação de riscos, na gestão dos investimentos, no pagamento dos benefícios, em todas as suas operações, mas não têm a capacitação (nem estão tentando ter) para construir um excelente workflow voltado para fazer toda essa gestão da forma que as novas gerações apreciam e querem. Então, os jovens irão embora, eles não ficarão.
A análise de dados sempre ocupou papel central nos fundos de pensão. Por décadas, o foco esteve nos dados individuais dos participantes para as avaliações atuariais, nas projeções de renda vitalícia, nos cálculos de morte e invalidez ...
Só que hoje em dia a análise de dados tomou esteróides 👇👇👇
Se aprendemos algo nos últimos 7 anos, esse algo foi que o ritmo das mudanças, tem sido muito, muito rápido. Pense no final do ano passado, menos de um ano atrás. O ChatGPT surgiu de repente, em apenas dois meses atingiu 100MM de usuários e explodiu com as análises de dados e tudo o mais.
Os fundos de pensão precisam mudar suas estratégias, construídas para o longo prazo e investimentos incrementais e se voltar para a realidade imediata, na qual o foco na análise de dados (data analytics) precisa ser acelerado.
O impacto da análise de dados sobre os negócios vem acontecendo em uma velocidade dramática. Aqueles que a abraçarem rapidamente serão realmente competitivos, enquanto aqueles que demorarem .... 👇👇👇
Tomando como exemplo os planos multiportfolio. Quando você olha o processo de escolha do perfil de investimentos, onde o participante alocará suas contribuições, percebe que todo material de educação financeira, os folhetos sobre os perfis de investimentos, os documentos disponibilizados para que façam suas escolhas, são muito bons, mas todos em PDF.
Quando esses roteiros são empilhados junto com duzentos outros documentos com orientações - que o participante precisa tomar conhecimento - e se espera que o participante adote alguma ação com base neles, bem, isso será muito difícil e complicado para os participantes.
O workflow não é desenhado para mostrar ao participante, no momento certo da decisão, a informação real sobre performance e riscos dos portfolios, grau de risco etc, para que ele faça sua escolha.
O processo deveria ajudar o participante a dedicar mais tempo para pensar e decidir e não para ele gastar tempo vasculhando informações em texto, em PDFs e com tarefas administrativas.
A grande tendencia, que vai direcionar a elaboração das ferramentas de interação com os participantes, são sistemas inteligentes de recomendação, a otimização dos modelos gerais e dos apps para mostrar a informação certa, no momento certo.
Esse deveria ser o foco da construção de soluções pelos fundos de pensāo. Eles deveriam se armar com inteligência para responder os desafios dos participantes e fazer mais por eles.
No entanto, os fundos de pensão atualmente estão presos em silos, oferecem um único produto: “planos de aposentadoria” e entregam um único tipo de serviço em prol da segurança financeira futura das pessoas.
Os fundos de pensão precisam ser capazes de entregar um conjunto mais abrangente de produtos, serviços e soluções que ajudem as pessoas na busca pela segurança financeira.
Precisam usar análise de dados, identificar necessidades, evoluir nas soluções, agregar inteligência nos processos e facilitar as decisões dos participantes.
Minha formação básica é em modelagem de riscos atuariais. Quando eu comecei a fazer avaliações atuariais nos anos 80, tínhamos inúmeros processos para validar a qualidade e fidedignidade dos dados individuais dos participantes.
Isso não mudou muito de lá para cá, a não ser enviar esse trabalho para países com mão-de-obra mais barata, como a Índia, quando o ideal seria automatizar esses processos com o uso de Inteligência Artificial e liberar o tempo e o esforço dos atuários deixando-os livres para se dedicarem a análises e modelagens de riscos de alto nível. Enquanto isso 👇👇👇
Até recentemente, se você adotasse uma tecnologia nascente antes de seus competidores, você ganhava uns dez anos de dianteira. Devido ao ritmo alucinante das inovações, se você adotar uma nova tecnologia, uma nova solução hoje, você ganha no máximo um ou dois anos de dianteira.
O segmento que não se mexer agora, vai começar a curva de declínio rapidamente. Se você prestar a atenção ao que vem acontecendo nos últimos anos com o outrora pujante setor das gigantescas firmas globais de consultoria atuarial, vai se dar conta de que no segmento de fundos de pensão, esse declínio já pode ter começado ... !
A construçāo de um novo modelo operacional e de negöcios precisa acontecer de forma a nāo apenas posiconar os fundos de pensāo para os desafios do momento, mas para ser adaptado continuamente às transformações. Ou seja, os fundos de pensāo precisam de um modelo operacional e de negócios escalável 👇👇👇
Por fim, segue um brainstorming para os fundos de pensāo que estejam querendo chegar no futuro, antes que o futuro chegue neles. Leve essa discussāo para seu conselho deliberativo e saia de lá com o compromisso de implementar mudanças - alguma mudança - ou saia de lá correndo para atualizar seu CV 👇👇👇
Espero que tenham gostado.
Grande abraço,
Eder.
Disclaimer: Esse artigo foi baseado no Webinar “Digitally Transforming P&C Operatrions for a New Era of Work”, organizado pelo SVIA - Silicon Valley Insurance Accelerator 👇👇👇
Nenhum comentário:
Postar um comentário