sexta-feira, 29 de setembro de 2023

SEU FUNDO DE PENSĀO QUER EVITAR O EFEITO ORLOFF? ENTĀO, EDUQUE O CONSELHO DELIBERATIVO SOBRE O "DISCLOSURE" DOS RISCOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

 



De Sāo Paulo, SP

👉 No final dos anos 80 a campanha publicitaria da Vodca Orloff caiu no gosto do publico e entrou para a história da propaganda no Brasil.

👉 O bordão do comercial de TV de 1987, que era: “Eu sou você, amanhã” (vídeo acima), cai como uma luva para um alerta que venho fazendo há pelo menos dois anos aos conselhos deliberativos dos fundos de pensão.

👉 Em 2009, após a cúpula do G20, foi criado o FSB – Financial Stability Board, com sede na Basiléia – Suíça, com o objetivo de desenvolver padrões regulatórios e de supervisão para estabilidade do sistema financeiro global.

👉 Em 2017 o FSB criou uma força tarefa visando melhorar a alocação de capital por investidores e gestores, que resultou em recomendações para que as empresas forneçam informações ao mercado sobre os riscos das mudanças climáticas sobre suas operações e seus negócios.

👉 As recomendações, consolidadas em um conjunto de regras, acabaram se transformando em um modelo padrão de divulgação que ficou conhecido com o nome da própria força tarefa: TCFD – Task Force on Climate Related Financial Disclosure.

👉 Em 2021 o órgão regulador dos fundos de pensão do Reino Unido, The Pensions Regulator (TPR), tornou obrigatória a divulgação – seguindo o TCFD - dos riscos das mudanças climáticas sobre os portfolios de investimentos dos fundos de pensão britânicos com patrimônio maior que £$5 Bi.

👉 Em 2022 a obrigatoriedade alcançou os fundos de pensão com patrimônio superior a £$ 1B e a partir de 2025 valerá para os fundos de pensão de todos os tamanhos.

👉 Há cerca de dois meses foi aplicada a primeira multa (£$5.000) em um fundo de pensão (ExxonMobil) no Reino Unido por não ter publicado o relatório dos riscos das mudanças climáticas dentro do prazo legal obrigatório.

👉 No Brasil a obrigatoriedade (ainda) não alcançou os fundos de pensão, mas a Resolução BACEN 139, de 15/09/2021, obrigou uma serie de instituições financeiras a publicar a partir de 2023 o Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas (Relatório GRSAC), seguindo o padrão do TCFD.

👉 O fundo de pensão da ExxonMobil perdeu o prazo por um erro administrativo. Tanto que o conselho deliberativo foi contatado pelo TPR e seis dias depois o relatório foi publicado.

👉 Seu fundo de pensão está acordado ou vai olhar para o fundo da ExxonMobil com cara de “Efeito Orloff”?

👉 Ah, só para constar, nenhum fundo de pensão no Brasil, nem os que aderiram ao PRI da ONU, nem os que adotam aspectos ESG em suas políticas de investimentos, publicam o relatório do TCFD ou fazem disclosure para seus participantes, dos riscos das mudanças climáticas sobre seus investimentos 👇

👉 Quando se fala de melhores praticas dos fundos de pensāo brasileiros nessa área, comparados aos internacionais, vale aquela histöria: você quer ser rei dos cachorros ou cachorro do rei? 😎


Grande abraço,

Eder.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.