De Sāo Paulo, SP.
Dia 05 de abril é aniversário do Satoshi Nakamoto.
As cryptomoedas chegaram para ficar e serão uma grande parte do nosso futuro financeiro, por isso vamos celebrá-las.
Os já iniciados ou os mais astutos, poderão se perguntar: “Espera aí, o Satoshi Nakamoto não é um cara anônimo”?
Verdade, ninguém sabe quem é Satoshi Nakamoto, se é homem, mulher, americano, japonês. Se é alguém da CIA, da ABIN, do MI6? Pode até nāo ser um indivíduo e sim um grupo de pessoas.
Então, como pode 05 de abril ser aniversário dele? Bem, a história é interessante e curiosa, apesar de continuarmos sem saber a identidade dele, dela ou deles.
Existem diversas trocas de comunicação entre o Sataoshi Nakamoto e pessoas que participavam de um fórum de discussões, lá por volta de 2010, quando o Bitcoin surgiu pela primeira vez.
O fórum, parecido com o Reddit (meu avatar abaixo), Voat ou Hive, era chamado de “Bitcointalk”, algo tipo “Papo Bitcoin”.
Naquela época o Bitcoin era apenas uma ideia, discutida por um grupo de entusiastas da cryptografia e havia zero Bitcoins em circulação.
Satoshi Nakamoto compartilhou no fórum de discussões o “White Paper” do Bitcoin - uma espécie de documento persuasivo, descrevendo com evidências a lógica, o raciocínio de funcionamento e o código fonte do Bitcoin.
No perfil do Satoshi Nakamoto descrito no White Paper do Bitcoin aparecia como data de nascimento dele o dia 05 de abril de 1933. Isso não foi por acidente, nem era uma data aleatória, foi intencional.
Se você consultar os livros da história econômica dos EUA, descobrirá que no dia 05 de abril de 1933 o governo americano aprovou uma lei determinando que possuir ouro em casa era ilegal. A lei formalizou a “Executive Order nr. 6102” (um ato normativo do chefe do poder executivo) emitida pelo Presidente Franklin D. Roosevelt.
Isso aconteceu no meio da depressão econômica que havia se iniciada com a quebra da bolsa em 1929, havia uma crise bancária nos EUA, default de créditos, uma bagunça danada contaminando o sistema financeiro.
Naquela época, os bancos centrais adotavam o padrão ouro e mantinham as reservas nacionais em barras de ouro físico. Com a crise, não havia ouro suficiente nos cofres da reserva nacional para amparar os créditos em circulação.
A única forma de interromper a crise foi o governo emitir a Ordem Executiva nr. 6102. Todo mundo que guardava ouro em casa, fosse nos cofres particulares, debaixo do colchão, aonde fosse, teve que entregar o ouro para o governo americano recapitalizar o sistema bancário dos EUA.
Foi um evento icônico e quem tem cabelos brancos lembra bem do choque semelhante que foi o confisco das contas bancárias vivido aqui mesmo, em Terras de Cabral, arquitetado no governo Collor pela então ministra da fazenda, Zélia Cardoso de Mello.
O Bitcoin e as cryptomoedas surgiram a partir de um grupo de pessoas que busca assegurar que isso nunca mais venha a acontecer outra vez, que nunca mais qualquer governo, Estado ou nação, sejam capazes de confiscar em massa o $$$ e a soberania individual das decisões financeiras de seus cidadãos, sobre o que fazer com ele.
O Bitcoin procura defender os valores democráticos e evitar que qualquer governo no futuro confisque sua propriedade, sua poupança, seus investimentos, seu dinheiro.
Os ideais de liberdade, direito de propriedade e busca da felicidade de um país inteiro, não podem ser decididos por um pequeno número de pessoas.
Hoje já se pode guardar ouro físico nos EUA e a Zélia devolveu nosso dinheiro - depois de ficar com ele por 18 meses, deixado um rastro de perdas inflacionárias, sonhos destruídos, empresas quebradas e vidas partidas.
O Bitcoin é tão legal e atrativo porque é uma opção de reserva de valor, como o ouro, só que não pode ser censurado, não tem controle centralizado por ninguém, não tem fronteiras, você não precisa da permissão de ninguém para tê-lo, guardá-lo ou gastá-lo. É um dinheiro global, algo completamente diferente do dinheiro físico.
A história tem muitas lições interessantes a nos dar. Por tudo isso, celebramos o aniversário do Satoshi Nakomoto todo dia 05 de abril, desde 2010, quando o Bitcoin se apresentou ao mundo.
Para aqueles que torcem o nariz para inovações nos fundos de pensāo
Você já descartou uma ideia brilhante simplesmente porque não foi originada dentro da sua cabeça, sua equipe ou seu fundo de pensão?
Bem-vindo a síndrome do “Não foi Inventado Aqui” (NIA) 🎉. Um viés de comportamento fascinante que impede a inovação e impacta a colaboração.
Quer um exemplo? O Walkman da Sony. Transformou o modo de ouvirmos música dando muito mais mobilidade para a experiencia, com uso de fitas cassetes.
O walkman foi completamente ofuscado pelo iPod da Apple, em parte, porque a Sony optou por assegurar que ele não fosse compatível com o MP3, um formato que não foi a Sony que criou.
Algumas razões por trás da Síndrome do NIA:
- Proteção do Ego: as pessoas sentem que adotar ideias de fora diminui seu valor e sua competência;
- Aversão a Risco: tentar algo novo carrega riscos consigo e confiar em métodos familiares nos faz sentir mais seguros (muito comum em fundos de pensão);
- Normas Culturais: Alguns fundos de pensão priorizam o desenvolvimento interno para manter controle e reforçar a cultura organizacional.
Como superá-las:
- Fazer um esforço para desenvolver uma cultura na qual novas ideias, independente de onde venham, sejam bem-vindas e avaliadas com base no seu mérito, não na sua origem;
- Colaborar com instâncias externas para alavancar a diversidade de perspectivas e de experiências (a luta por conselheiros profissionais nos fundos de pensão);
- Mudar o foco do local de origem da ideia para seu potencial impacto e benefícios no fundo de pensão;
Encoraje o pensamento crítico dentro da sua equipe, questionando suposições fundamentadas no mindset do NIA
“A inovação não tem fronteiras – a não ser aquelas que criamos em nossa cabeça”.
Portanto, vamos abrir as portas e dar as boas-vindas para ideias frescas, dar o braço para as inovações da economia digital e fazer nossos fundos de pensão florescerem de maneiras que nunca imaginamos 😉!
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Behavioral Economic Group, escrito por Oleh Matynenko | “Happy Birthday Satoshi! - April 5, 2024”, vídeo gravado por Bryce Paul