segunda-feira, 8 de abril de 2024

IGNORE A REPUTAÇĀO DO SEU FUNDO DE PENSĀO AO SEU PRÓPRIO RISCO


Credito de Imagem: https://www.midas-pr.com


De Sāo Paulo, SP.


A reputação corporativa é crítica, ainda assim, 67% dos conselhos de administração deixam de se manifestar diante de crises totalmente previsíveis.

Fatores intangíveis representam 81% do valor de uma empresa de capital aberto e cada 1% de aumento na reputação, leva a um aumento de 2,6% em sua capitalização de mercado, de acordo com um estudo do The Reputation Institute, feito em 2018.

Em fundos de pensão, a reputação está fortemente ligada à credibilidade e ninguém confia o próprio dinheiro e junto com ele seu futuro, a um gestor sem credibilidade.

Quem é responsável pela reputação de um fundo de pensão?

O papel do conselho em elevar a reputação é parte crucial do sucesso de qualquer organização. Então, por que tantas reputações no setor ainda são manchadas de modo tão flagrante?

O maior desafio é que os conselheiros raramente têm controle sob a percepção que os outros tem do fundo de pensão. Uma excelente reputação, apesar de altamente desejável, é um ativo intangível e frequentemente difícil de definir e replicar.

Reputação é algo específico, mas também multidimensional. Um espectro de diferentes percepções sobre determinado individuo ou empresa, pode existir em qualquer dia.  A reputação profissional de uma pessoa pode aumentar ou ser distorcia através de uma análise mais minuciosa de seu passado e de suas experiencias.  

Acima de tudo, a reputação deve ser vista e entendida pelos conselhos dos fundos de pensão como um recurso escasso e crítico. A defesa e proteção da reputação de uma organização é uma questão bastante controversa.

Credito de Imagem: Mya Gates


Muitos Presidentes | CEOs acham que a diretoria executiva é a responsável. Porém, o estudo “Kakabadse Research” pinta um quadro diferente, mostrando que nas organizações de alta performance, o guardião da reputação é o conselho.

Isso porque o conselho é o único órgão na estrutura corporativa cuja missão é supervisionar toda a organização e isso claramente engloba a preocupação com os riscos associados a reputação.  

Nenhum outro órgão, individualmente, pode ser responsabilizado pela supervisão das complexidades envolvidas na defesa e promoção da reputação. A diretoria executiva tem uma função diferente – entregar a estratégia.

Todas as organizações se engajam com uma pluralidade de stakeholders, portanto, naturalmente, enfrentarão percepções contrastantes sobre a entidade.

Na medida em que os fundos de pensão começam a se abrir para patrocinadoras fora do círculo econômico que o fundou, sua imagem e sua performance, passada e presente, serão examinadas para determinar a reputação da organização, pois apenas assim será possível inferir seu futuro.

Por outro lado, é pouco provável que potenciais participantes avaliem a reputação de um fundo de pensão baseados simplesmente na performance dos investimentos.

A preocupação deles se concentra largamente na atratividade dos produtos e serviços e cada vez mais, em como a marca trata seus “clientes”, seus empregados, seus fornecedores e como age de forma mais ampla em relação ao ambiente.

As duas áreas de poder do conselho   

A governança dos conselhos tem apenas duas grandes áreas de poder:

  • Compliance, controles, processos, disciplina; e
  • Atuação sobre o conjunto de deveres fiduciários, o que requer familiarização com e cultivo do relacionamento, mindset dos stakeholders e formação da cultura organizacional.

A atuação sobre o conjunto de deveres fiduciários (stewardship, em inglês), permanece negligenciada na maioria dos fundos de pensão, devido ao desconforto de muitos conselheiros em levantar questões claramente pertinentes, mas sensíveis.

A maior parte da ênfase dos conselhos dos fundos de pensão brasileiros, até hoje, tem sido em compliance e no atendimento de obrigações processuais e legais.

Mesmo a definição e a supervisão da implantação da estratégia, tem sido dirigida por meio de compliance, o que levanta dúvidas se no novo cenário de abertura das entidades fechadas de previdência complementar, a maioria desses conselhos será capaz de fazer um exame significativo das condições de mercado.

Pesquisas em empresas de capital aberto mostram que 67% dos conselheiros, em mais de 40 países, não falam sobre temas sensíveis, apesar de compreenderem plenamente as consequências de seu silencio (soa familiar?).

Ficar psicologicamente paralisado, na verdade, melhora a percepção de cada individuo sobre os desafios que está enfrentando, o que fazer para remediar a situação e deixa claro os resultados negativos futuros.

Apesar disso é inibidora, para a maioria dos conselheiros, a ameaça de levantar uma questão desconfortável.

É preciso construir uma reputação


Credito de Imagem: https://embraconi.com.br/


Estamos na era do “rebrading”, na qual muitos fundos de pensão estão abandonando suas marcas originais e assumindo novas identidades, novos nomes, novos logos.

Terão que construir do zero sua reputação, pois o publico alvo mudou e as novas marcas nada significam no mercado aberto.

A reputação vem, indiscutivelmente, no topo de qualquer organização. A confiança que ela incorpora precisa ser cuidada de forma ativa, sensível e contínua, junto a todas as partes interessadas.

A construção da confiança, necessária para se ter um diálogo significativo com os atuais e futuros participantes, empregados, patrocinadoras de hoje e de amanhā, meios de comunicação e governo, não pode ser realizada através de atividades periódicas e pontuais.

Somente o conselho - guardião dos valores, da estratégia e dos padrões éticos da organização - pode proporcionar uma supervisão proposital que leve ao engajamento das partes interessadas.

Os conselhos são a essência da defesa e promoção da reputação dos fundos de pensão. A bola esta com eles!


Grande abraço,

Eder.


Fonte: “Ignore reputation at your peril”, escrito por Andrew Kakabadse e Nada Kakabadse.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.