De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Em busca da sustentabilidade de longo prazo os fundos de pensão
estão passando por transformações profundas, soltando as amarras de suas
patrocinadoras e assumindo personalidade própria pela primeira vez desde que
foram criados: Fundação CESP deu lugar a Vivest, HP-Prev (ex-Hewlett-Packard)
virou ValuePrev, Previ-Ericsson se tornou E-Invest, Odeprev (ex-Odebrecht) se
transformou em Vexty, Família Previdência ... a lista é longa e segue
crescendo. Ao pegarem uma alça de saída nessa estrada em direção ao amanhã, os
fundos de pensão precisarão rever suas estratégias, suas estruturas, seus
processos e acima de tudo, sua Governança.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
O desafio de criar um novo propósito para sua existência, começa
pelas duas partes mais importantes de qualquer negócio: o processo de criação
(no caso mudança) da marca (“rebranding”) e do marketing de suas soluções.
Apesar dessas duas estratégias visarem um objetivo comum e muitas vezes se
sobreporem, seu uso é ligeiramente diferente. Marketing foca em alavancar as
vendas enquanto branding foca em aumentar o reconhecimento da organização e a
lealdade dos consumidores. Entender as similaridades e as diferenças entre os
dois conceitos pode ajudar os fundos de pensão a usarem um ou outro ou ambos,
para transformar oportunidades em negócios.
CONCLUSÃO:
A
criação de uma nova marca é um passo crucial que vai muito, mas muito, além da
simples ideia do nome, do logo e da identidade visual. Ela é peça chave para
criar conexão emocional com os novos participantes (sim, todo esse movimento é
feito de olho no futuro), construir lealdade de longo prazo e engajar
profundamente as pessoas. No quadro abaixo segue um resumo das principais
diferenças entre os dois conceitos. Ah, só para fechar, nada disso vai adiantar
se a governança do conselho deliberativo do seu fundo de pensão novinho em
folha continuar parada na realidade do Século XX e não evoluir na mesma direção
...
Fonte: Brandingvs marketing: What´s The Difference?, escrito pela Indeed.
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