De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
“Ao invés de tirar o emprego do motorista de táxi, o blockchain tira o emprego do Uber e deixa os motoristas de táxi trabalharem diretamente com os passageiros”. Vitalik Buterin foi o criador do Ethereum, um blockchain disruptivo que fez surgir os contratos inteligentes (Smart Contracts), as finanças descentralizadas (DeFi) e uma série de outras inovações. A frase acima é dele.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
A chegada da economia digital vai impactar diretamente os intermediários, todos eles, conectando consumidores diretamente com serviços e produtos. Quando você compra algo na Internet hoje, a Web 2.0, você precisa efetuar o pagamento num sistema financeiro que usa uma infraestrutura totalmente à parte, pagando um boleto, fazendo uma TED, um deposito em conta-corrente ou usando um cartão de crédito|débito. Na Web 3.0 você fará os pagamentos transferindo $$$ que pode ser uma CBDC, uma cryptomoeda ou uma stablecoin, da sua carteira digital | wallet para o site, cujo domínio nada mais é que um endereço no blockchain, portanto, uma wallet. Você não precisará de um cartão de crédito nem de uma conta em banco, nem de nada além de uma carteira digital e algum CBDC, crypto ou stablecoin nela.
CONCLUSÃO:
Fundos de pensão são intermediários, coletam contribuições dos participantes e patrocinadoras, investem o dinheiro através de gestores de ativos e devolvem para o assistido na forma de pagamentos periódicos. Se não reinventarmos nosso modelo de negócios, se não agregarmos valor ao “cliente” (participante) o blockchain vai tirar os fundos de pensão da equação, conectando diretamente as pessoas com seus investimentos. Na economia digital, um ecossistema de Roboadvisors, SavingsTech e _____ darão conta do recado. Cabe a nós preencher essa lacuna com a evolução dos fundos de pensão.
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário