segunda-feira, 28 de novembro de 2022

TE CONTEI? O QUE É PRECISO, ALÉM DE CONHECIMENTO, PARA SER UM BOM CONSELHEIRO DE FUNDO DE PENSÃO.


 


De São Paulo, SP.



 O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

No final da consulta, o neurologista perguntou qual seria o melhor dia para a consulta seguinte. O paciente, que apesar do dano no cérebro mantinha cognição normal e perfeita, não conseguiu decidir. Ele conseguia pesar os pros e contras das diferentes opções de data, mas simplesmente não chegava a uma conclusão. O neurologista Antônio Damásio vinha estudando há +30 anos a neurobiologia humana, a consciência e o papel das emoções na tomada de decisões e o paciente tinha um trauma cerebral que o deixara incapaz de sentir emoções. Esse e outros casos estudados por Damásio, provam que, apesar de contrariar o senso comum, as emoções são cruciais no processo de julgamento e tomada de decisões.

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Quando precisamos fazer uma escolha entre duas ou mais alternativas, duas coisas são necessárias: 1) determinar e avaliar os aspectos salientes (termo usado na neurociência) de cada alternativa; e 2) comparar o conjunto de características de cada uma com as demais. Parte da decisão envolve uma espécie de computação, mas no fim das contas, precisamos fazer um julgamento: qual a melhor alternativa? A tomada de decisão envolve diferentes partes do cérebro. Uma delas lida com fatos, faz cálculos e trabalha com logica, mas é incapaz de julgar. Para determinar se uma coisa é melhor ou pior do que outra, é preciso usar a parte do cérebro responsável por emoções. Uma coisa é melhor (ou pior) para nós porque nos faz sentir bem. Exatamente a parte do cérebro do paciente que estava danificada.

 

CONCLUSÃO: 

O problema com reações (decisões) impulsivas é que lhes falta razão, elas são inteiramente baseadas em emoções. Elas deixam de lado qualquer avaliação racional sobre o custo x benefício da decisão, em troca de um benefício imediato, sem considerar seu custo no longo prazo. A maioria das pessoas aprende a suprimir impulsos impróprios. Podemos até ser tolerantes com uma eventual reação impulsiva de alguém que não esteja em posição de muita responsabilidade, principalmente se não tiver consequência. Quanto mais poder tem uma pessoa, mais problemático será uma natureza impulsiva. Certamente não é o tipo de característica que gostaríamos de ver num conselheiro ou diretor executivo de fundo de pensão que toma decisões de longo prazo.  

 

Grande abraço,

Eder.



Fonte: Bad Impulses, escrito por Koen Smets

 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.