De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
"Desacumulação” é o processo de transformar o capital acumulado por uma pessoa durante sua vida profissional, em uma renda constante e estável na fase de aposentadoria. Esse é um dos problemas mais difíceis de resolver e nada menos do que dois ganhadores do prêmio Nobel enfatizaram isso de forma bastante eloquente. Richard Thaler, Nobel de Economia de 2017 – aquele da Economia Comportamental - disse: “... desacumulação é um desafio muito maior do que acumulação”. William Sharpe, Nobel de Economia em 1990 - sim, aquele do modelo de precificação de ativos, criador do índice de Sharpe - falando sobre desacumulação, comentou: “... é o problema mais desagradável e difícil de resolver em finanças”. Ainda assim, quando os participantes se aposentam, seus fundos de pensão os deixam entregues às suas próprias sortes.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Uma pessoa que passou toda a vida poupando, ao se aposentar, precisa decidir:
1) Como gastar essa poupança; e
2) Como investir a parte não gasta de sua poupança.
Esse é um problema complexo porque envolve um período de tempo incerto (até a data da morte), despesas futuras incertas, que podem aumentar se surgir um problema de saúde no meio do caminho e o risco de mercado, que pode afetar de maneira bastante adversa o retorno dos investimentos. Junto com os planos CD, os únicos que os novos empregados terão como opção para participar, vem junto o dilema (para os aposentados) entre o consumo presente e o consumo futuro: se gastar demais, muito cedo, o aposentado viverá mais do que sua poupança, se gastar de menos e adiar o consumo mais do que era preciso, o aposentado não será capaz de manter o estilo e padrão de vida que gostaria.
CONCLUSÃO:
A disruptura virá de duas formas para os fundos de pensão. A solução para o item (1) acima virá com a tecnologia: Robot Advisors se encarregarão de dizer ao aposentado mês-a-mês, dia-a-dia, quanto ele pode gastar para esticar ao máximo sua poupança de aposentadoria. Algoritmos calcularão isso, automaticamente, individualmente, instantaneamente, elegantemente. Já a solução para o item (2) surgirá com as novas classes de ativos trazidos pela economia digital. Veremos títulos de renda fixa voltados exclusivamente para aposentados. Papeis de longuíssimo prazo, 20, 30 anos, travados em cada geração, a longevidade não evolui como canguru, mas sim linearmente. Um paper sobre isso: aqui
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário