domingo, 13 de novembro de 2022

TE CONTEI? COMO PROBLEMAS DE GOVERNANÇA DERRUBARAM A GIGANTE FTX, E PORQUE SEU FUNDO DE PENSÃO DEVERIA SE PREOCUPAR MAIS COM ISSO

 



De São Paulo, SP.



O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Uma lista de investidores do Vale do Silício e Wall Street – incluindo o fundo de venture capital Sequoia, o fundo de pensão dos professores de Ontário (Canadá), a Sansung Eletronics e até Tom Brady – marido da Gisele Bündchen – investiu na FTX, uma corretora de criptomoedas avaliada em US$ 32 bilhões, sem quase impor condições e sem exercer nenhuma supervisão através de um conselho de administração. Fundada em 2019, a FTX levantou em sete meses de 2021 "funding" de cerca de US$ 1,9 bilhões, aportados por mais de 70 investidores. Sem um controlador majoritário, era difícil para os investidores reivindicarem um assento no conselho.

  

POR QUE ISSO É IMPORTANTE? 

Startups apoiadas por fundos de venture capital (VC) costumam ter um conselho formado por um ou dois de seus investidores iniciais. Quem coloca grandes somas de $$$ no negócio, geralmente negocia um assento no board para ajudar na supervisão da empresa, mas até meados de 2021 o único conselheiro da FTX era seu fundador, conhecido na comunidade crypto por SBF (iniciais de Sam Bankman-Frie) um garoto de 30 anos. Depois de uma rodada de financiamento em 2021, Sam disse aos investidores através de uma carta, que colocaria 2 conselheiros “altamente qualificados e independentes” no conselho. Nomeou, então, um executivo da própria FTX e um advogado das ilhas Antíguas, cujo website listava jogos de azar como especialidade. A regulamentação não permite que conselheiros independentes de empresas listadas em bolsa nos EUA sejam executivos da própria empresa ou tenham qq relacionamento financeiro com elas, mas a FTX tinha sede nas Bahamas ficando fora do alcance dessa regulação. Uma das razões para fundos de VC sentarem em boards é porque os conselheiros das startups precisam aprovar transações com partes relacionadas, aquelas em que a empresa faz negócios com seus executivos ou seus próprios acionistas. O coração dos problemas que implodiram a FTX foi exatamente esse tipo de transação, bilhões de dólares fluíram da FTX para a Alameda Research, uma empresa de crypto também controlada por Sam.

 

CONCLUSÃO: 

Fundos de pensão tem desafios diferentes de startups em seus conselhos, mas acredite em mim, sem a devida atenção, os desafios de governança dos fundos de pensão são igualmente capazes de riscá-los do mapa.


Grande abraço,

Eder.


P.S.: Da mesma forma que um relógio parado consegue estar certo duas vezes por dia, o Larry previu problemas com a FTX na propaganda do Super Bowl de fevereiro passado (video acima).


Fonte: Silicon Valley Poured Money Into FTX, With Few Strings Attached, escrito por Eliot Brown, Peter Rudegeair e Berber Jin


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.