De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Eratóstenes - em grego: Ἐρατοσθένης - nasceu em Sirene na África em 276 a.C. e morreu aos 82 anos em Alexandria, no Egito. Há mais de 2.000 anos Eratóstenes ouvira falar que em Sirene (atual Assuã) o sol não projetava sombras verticais ao meio-dia, durante o solstício de verão, quando o sol está diretamente acima de nossas cabeças no céu. Isso o fez perguntar a si mesmo se isso também era verdade na cidade de Alexandria. Então, fincou uma ripa de madeira no chão e observou o que aconteceria ao meio-dia. Notou que o sol fazia a ripa projetar uma sombra com 7,2º de inclinação. Concluiu, assim, que se os raios de sol entrando no mesmo ângulo e na mesma hora do dia em uma ripa de madeira em Alexandria projetava uma sombra, enquanto em Sirene não projetava sombra alguma, isso significava que a superfície da Terra estava curvada.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Seu raciocínio matemático o fez pensar imediatamente: sendo a diferença da sombra de 7,2 graus, isso significava que as duas cidades estavam separadas por 7,2º numa superfície total de 360º da Terra. Erastóstenes contratou um homem para percorrer a pé a distância entre as duas cidades e descobriu que estavam separadas por 5.000 estádios – a unidade de medida de distância da época – o tamanho do estádio era de 157 metros, portanto, a distância total entre as cidades era de 785 km e foi assim que calculou a circunferência da Terra: como 7,2º equivalem a 1/50 de 360º, então, 785 vezes 50 equivaliam a 39.250 km. Atualmente sabe-se que a circunferência da Terra é de 40.075 km.
CONCLUSÃO:
Se há 2.000 anos um homem conseguiu calcular com 98% de precisão a circunferência da Terra, usando apenas uma ripa de madeira e o cérebro, os conselheiros dos fundos de pensão são capazes nos dias de hoje, com o mundo de informações à sua disposição nos cursos de certificação de conselheiros, a vislumbrar o futuro dos fundos de pensão.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Cesar Rezende
Nenhum comentário:
Postar um comentário