De Sāo Paulo, SP.
👉”Letramento financeiro” é o conjunto de conhecimentos, atitudes e comportamentos adquiridos por meio da educação financeira.
👉Um estudo feito pelo BACEN, Fundo Garantidor de Crédito e CP2 (consultoria em pesquisas), procurou mensurar a inclusão e o “letramento” financeiro da população brasileira.
👉O estudo é importante para entendermos melhor o uso da população – principalmente a de baixa renda – dos produtos financeiros.
👉Chama a atenção a sessão “Planos de Aposentadoria” e os resultados deveriam acender uma luz vermelha nos órgãos reguladores, de fiscalizaçāo e formuladores de políticas de previdência complementar:
➡ 39,5% das pessoas pesquisadas que possuem um plano de previdência complementar, simplesmente não confiam nada ou confiam pouco no plano de aposentadoria que possuem – isso é muito ruim
➡ Nada menos que 76,4% dos entrevistados disseram que após aposentados dependerão, para viver, de um benefício do governo ou de uma aposentadoria oficial do governo (INSS). Pior ainda, 71,5% disseram que, para fechar as contas, continuarão tendo que trabalhar depois de aposentados
➡ Os resultados acima são alarmantes: primeiro, porque a falta de confiança na previdência complementar impede sua disseminaçāo; e segundo, porque se a esmagadora maioria dos aposentados vai depender da previdência oficial, então, vai receber baixos vencimentos e a economia tenderá a sofrer no futuro pelo reduzido poder de compra da população ...
➡ Somente 28,8% dos respondentes disseram que “vão receber aposentadoria do plano de previdência da empresa onde trabalham”. Tirando os 3,4% que não quiseram responder, ficam 67,8% "desprevidenciarizados", que não participam de um fundo de pensão, nem de um PGBL | VGBL da empresa onde trabalham.
👉O estudo não aponta para a quantidade de brasileiros “desbancarizados” (sem acesso a conta bancária) e os dados disponíveis na Internet são muito díspares (16-31-53 milhões), mas muitas pesquisas indicam que esse número vem diminuindo, graças ao PIX.
👉O problema é que um outro estudo, da PWC com o Instituto Locomotiva, diz que 33,9 milhões de brasileiros não tem acesso a Internet e 86,6 milhões tem acesso parcial (não diário), então, o uso do PIX não funciona direito para milhões de pessoas.
👉A falta de acesso a uma conta bancária, a produtos financeiros e a planos de previdência complementar, é cruel. Deixa as pessoas sujeitas aos juros mais altos cobrados no comercio, impede a poupança para o futuro, corrói o dinheiro pela inflação, aumenta a insegurança financeira e prejudica a economia.
👉Ter “letramento” financeiro é importante, mas o que vai fazer a economia girar lá na frente é a quantidade de pessoas com acesso aos produtos financeiros, contas bancárias e planos de previdência complementar nos quais as pessoas, de fato, confiem.
Link para o estudo completo: aqui
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário