terça-feira, 15 de abril de 2025

BLOCKCHAIN É MELHOR QUE SWIFT PORQUE TECNOLOGIA CAUSA DISRUPTURA – LIÇĀO PARA FUNDOS DE PENSĀO: COBRA QUE NÃO SE MEXE NÃO ENGOLE SAPO.

 

De Sāo Paulo, SP.

O SWIFT é o acrônimo para “Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication”, em português seria traduzido para algo tipo Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais.

É um sistema de mensagens interbancárias – de troca de informações bancárias - usado principalmente para efetuar pagamentos internacionais e transferências de dinheiro entre instituições financeiras de países diferentes.

O SWIFT é uma forma do Banco 1 dizer para o Banco 2” “pague para fulano essa quantia” – como se fosse um sistema de e-mail entre bancos.

Embora tenha servido a um propósito importante, o SWIFT é considerado obsoleto e inferior ao blockchain como forma de movimentar dinheiro.

Que problema o SWIFT resolvia?

Os bancos de países diferentes precisavam falar uns com os outros. Se José que é cliente do Banco “X” no Brasil precisava pagar Maria que correntista do Banco “Y” na França, os dois bancos precisavam se comunicar para debitar/creditar corretamente as contas de José e Maria.

É aqui que entra o SWIFT

  1. Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais foi fundada em 1973 para substituir o lento sistema de comunicação interbancária, sujeito a erros, que existia desde os anos 30;

  2. O velho sistema, chamado TELEX, dependia de mensagens de texto enviadas por linhas telefônicas, usando teletipos (basicamente máquinas de escrever que podem enviar e receber mensagens). Os mais velhinhos, como eu, lembram be das máquinas de Telex;

  3. O SWIFT causou disruptora no Telex ao introduzir computadores que enviam mensagens seguras e padronizadas. Suas principais inovações foram a digitalização e a padronização.

Como funciona?

Tecnicamente, o SWIFT nāo movimenta dinheiro – ele é apenas o mensageiro. É uma forma dos bancos enviarem instruções pata pagamento.

Os mais de 11.000 bancos associados à rede do SWIFT estāo, essencialmente, trocando mensagens entre eles tipo “Antônio no Brasil paga US$ 200 para Mike nos EUA” ou “François na França paga €450 para Carlos na Argentina”.

Essas mensagens são seguras (usam métodos de cryptografia avançada) e também padronizadas - adotam formatos rigorosos para que as instruções sejam claras e consistentes.

Um exemplo de padronização são os códigos SWIFT (também chamados como Códigos de Identificação bancaria). Uma sequência de 8 a 11 caracteres é atribuída a cada banco. Por exemplo:

Porque o blockchain é melhor

Imagine que você esteja num coquetel, numa festa noturna e seja confrontado por alguém radicalmente pró-SWIFT. A conversa rolaria mais ou menos assim:

Como seria uma conversa dessas, comparando os atuais investimentos dos fundos de pensāo com investimento em ativos digitais | cryptoativos?

Você nem imagina ….

Grande abraço,

Eder.


Opiniōes: Todas minhas | Fonte: “SWIFT 101: How banks talk”, escrito por Geoffrey Lyon.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.