De Sāo Paulo, SP.
Liderando de qualquer cadeira é a ideia de que todos nós temos a oportunidade de influenciar os resultados de uma iniciativa, mesmo quando não estamos na linha de frente do comando.
É um principio que ajuda na busca de uma liderança eficaz e nos ensina algo importante sobre liderança.
Regendo a orquestra
O renomado violinista Eugene Lehner, integrava a Orquestra Sinfônica de Boston.
Certo dia, em uma aula ministrada pelo maestro Benjamin Zander, tendo Lehner como professor convidado, Zander perguntou a ele:
“Como você consegue aguenta tocar dia após dia em uma orquestra regida por maestros, muitos dos quais sabem muito menos do que você sobre violinos?”
Lehner, entāo, conta uma historia.
Em seu primeiro ano tocando na orquestra sinfonica, durante um ensaio sendo regido pelo maestro Koussevitsky, este teve dificuldade para conduzir a orquestra como desejava, durante a execução de uma peça complexa de Bach.
Uma regente amiga de Koussevitsky, Nadia Boulanger, estava sentada assistindo o ensaio. Entāo, Koussevitsky interrompe o ensaio e pergunta se Nadia poderia conduzir a orquestra durante aquela passagem, para que ele pudesse ouvir o som lá de trás do auditorio.
Nadia conduziu a orquestra, tocou a passagem sem problemas - e o ensaio prosseguiu.
Depois desse episódio, Lehner sempre se perguntava se estava tocando corretamente e esperava o momento em que um maestro lhe pediria:
“Lehner, vem aqui e rege a orquestra, eu quero ir para o fundo do auditoria e ouvir como a musica está soando”
Mas, prossegue Lehner:
“Já se passaram 43 anos desde que isso aconteceu e é cada vez menos provável que me peçam isso. No entanto, nesse meio tempo, não tive um único momento tedioso em um ensaio, pois fico pensando: ‘O que eu diria à orquestra se, de repente, me pedissem para ser o regente?’”
Dando um passo a frente para liderar
Houve muitas ocasiões ao logo da minha vida em que questionei se aquele era o momento certo para assumir a liderança de determinada situaçāo
Algumas vezes eu assumi, outras vezes me arrependo de ter ficado de braços cruzados, deixando os acontecimentos se desenrolarem, sem contribuir.
É mais fácil esperar momentos melhores para influenciar e dizer o que você acha que precisa ser dito para quem estiver liderando.
Ou adotar a perspectiva de que todos somos responsáveis, de alguma forma, pelo que estamos vivenciando e todos temos a oportunidade de influenciar para melhor.
Você nāo tem que ser o capitāo em determinado campo para influenciar seus colegas. Um tipico exemplo, que ja presenciei, é ver um apresentador com dificuldades em uma reunião, devido a problemas técnicos ou duvidas por parte da plateia.
Nāo custa nada tentar ajudar numa situaçāo dessas, pedindo ao apresentador para explicar um ponto que você sente precisar de maior esclarecimento para todos.
Ou, como mero participante da platéia, você pode apenas se recostar e considerar que nāo é problema seu.
Uma vez, durante um casamento, no meio de uma cançāo, a musica parou de tocar de repente. Percebendo o problema, o fotógrafo do casamento imediamente começou a cantar a melodia, retomando a cançāo no ponto em que a musica havia sido interrompida.
Embarcando na ideia, todos os convidados se juntaram, continuando a cantar a cançāo até o final. A intervenção rápida do fotografo, sem dúvida, resultou em um show melhor para todos, inclusive para o artista (cantor oficial da festa).
Apendendo a liderar
Ao optar por assumir o controle de uma situaçāo, você tem a oportunidade de aprender a liderar. Descobre que liderar envolve muito mais do que parece e desenvolve empatia pelos líderes ao seu redor.
Pergunte-se constantemente:
“O que eu diria se de repente fosse chamado para comandar?”
Assim, você estará sempre preparado mentalmente para quando for necessário, para quando estiver na posição de líderar. Isso acelera seu aprendizado e o mantém sempre pronto para agir.
Essa é uma das razōes pelas quais eu sempre penso em perguntas, por exemplo, durante cada apresentaçāo que assisto nos congressos anuais dos fundos de pensāo.
Estar constantemente bolando perguntas interessantes nos webinars e eventos que você participa, agrega valor. Te força a se engajar com o material sendo apresentado e quando a oportunidade surgir, você estará pronto para dar um passo à frente e perguntar sobre coisas importantes para você e para todos que estão assistindo.
Identificando paixōes e líderes
Ao ocupar uma posiçāo de comando, se você acreditar que é superior - por exemplo, como um maestro que considera que os membros da orquestra nāo tem nada a contribuir para a regencia da música - entāo, você provavelmente estará silenciando as vozes das mesmas pessoas que você precisa mobilizar.
As pessoas querem contribuir — é por isso que eles se formam em faculdades, ingressam em empresas, participam de congressos e se especializam em previdencia complementar.
Procure ativamente por situaçōes que permitam aos membros do seu time liderar. Se você nāo detectar paixāo, voce deveria se perguntar:
“O que eu estou fazendo que eles nāo estāo brilhando?”
Pode-se aprender a liderar em qualquer situaçāo.
Portanto, na próxima vez em que você for apenas mais um na multidāo, lembre-se que você pode liderar de qualquer cadeira e pergunte a si mesmo:
“O que eu diria se, de repente, fosse chamado para assumer o controle / liderar?”
Grande abraço,
Eder.
Opiniōes: Todas minhas | Fonte: “Leading from any chair”, escrito por Jono Hey.



Nenhum comentário:
Postar um comentário