De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
A Investments & Pensions Europe cobre o setor de fundos de pensão europeus. O congresso de verão foi aberto ontem com o painel “Pensions Leaders: A Constructive Future Agenda”. Eis o que abordaram: 1) Sistema Holandês de previdência, considerado o melhor do mundo, está sendo reformado, tem entregado menos que o prometido e mudanças estão gerando desconfiança; 2) Novas regras de reporte não-financeiro entrarão em vigor em mar./2021 e exigirão que os fundos de pensão informem aspectos ESG das empresas investidas; 3) Diversidade de gênero nos “boards" está na agenda; 4) Desafios dos fundos pequenos e dos grandes, de-risking e problemas de liquidez nos planos BD; 5) Deve aumentar a pressão politica para os fundos investirem em infraestrutura dos próprios países.
POR QUÊ ISSO É IMPORTANTE:
Muitos dos desafios são parecidos com os enfrentados pelos fundos brasileiros, mas em certos aspectos (ex: ESG) os europeus estão bem à frente dos nossos.
CONCLUSÕES:
Uma área que vai mudar muito pós-pandemia será a disseminação do conhecimento. Eu nunca poderia ter participado de um congresso assim se não fosse virtual. Essa continuará sendo uma opção daqui para frente ...
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário