De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Dtube, a abreviação de “descentralized tube”, é uma plataforma de vídeos construída na Web 3.0, ou seja, em cima do blockchain (no caso o “Steem”) que armazena os arquivos em uma rede descentralizada de milhares de computadores na Internet seguindo o protocolo IPFS – Interplanetary Files System (os vídeos do Youtube são armazenados nos data centers do Google). O Dtube é “add-free”, i.e., não existem anúncios. 90% da receita da plataforma vai para produtores de conteúdo e audiência, alocada com base em likes, tags e comentários. O Dtube não coleta dados pessoais e a moderação ocorre com um mecanismo transparente de votação e dislikes dos milhões de usuários (projetados). A plataforma é 100% mantida pela comunidade (mais: aqui).
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
No Dtube não existem algoritmos opacos nem critérios duvidosos de moderação, o conteúdo é a prova de censura, não pode ser retirado do ar e os usuários é que controlam a plataforma. Poderoso não? Você não precisa confiar em ninguém, apenas em matemática, criptografia e na teoria dos jogos por trás do funcionamento.
CONCLUSÃO:
A era das “mídias sociais” vai dando lugar à era do “blockchain social”, construída com base em confiança, transparência e imutabilidade, algo importante em tempos de lei das fake news. Por isso já estou lá, meu canal é esse aqui: edercarva182703
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário