De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Você está pensando em responder aquela pesquisa de satisfação, dita anônima, enviada pelo RH da sua empresa para seu e-mail? Os usuários do TikTok têm um conselhinho para você: "não"! Alex Kim, um enfermeiro de pediatria com 24 anos de idade, preencheu uma dessas pesquisas no ano passado. Kim diz que foi “supercrítico”, mas foi profissional. Um dia depois de responder a pesquisa, Kim foi convidado por seu gestor para uma reunião. Sentindo o que vinha pela frente, declinou. Em um vídeo no TikTok, que teve 236 mil visualizações (link: aqui), ele conta: “Eu disse ‘hummm, não obrigado’, aliás, pensei que fosse anônima”. O gerente insistiu na reunião por três semanas, mas Kim declinou todos os convites na expectativa de que suas respostas eram confidenciais - acabou recebendo uma advertência escrita por insubordinação. Já Elias Jazayeri, um gerente de projeto numa empresa de construção civil, atraiu 2,1 milhões de visualizações num vídeo que postou no TikTok (link: aqui) tirando sarro do pessoal de RH que tenta convencer os trabalhadores sobre o anonimato das pesquisas. “Sim, vemos todos os endereços de IP das respostas”, comentou um profissional de RH confirmando para Elias o que todos já sabem.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
As empresas jogam com as palavras alegando que anônimo é diferente de confidencial, mas o que parece ser apenas uma questão de semântica é na realidade a face mais visível da enorme hipocrisia das culturas corporativas, que se dizem ancoradas na verdade, na ética, na honestidade e nos valores mais elevados. O objetivo dessas pesquisas é exatamente receber críticas, não propriamente elogios, mas se os empregados ficam com medo de expor suas criticas (o que ajudaria muito as empresas), as pesquisas perdem o propósito, deixam de fazer sentido
CONCLUSÃO:
Os jovens estão juntando as peças do quebra-cabeças corporativo e dessa vez, são eles que estão no comando. Depois não adianta reclamar ...
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Young professionals don't like your 'anonymous' workplace surveys, escrito por Jane Their
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