De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
O vídeo acima o ilustra bem o que aconteceu entre 1980 e 2014 com a mesa de um escritório residencial, que pode ser equiparado ao escritório de uma empresa. Se você notar bem, todas as coisas em cima da mesa pularam do mundo analógico para o mundo digital, fazendo com que só sobrasse o laptop em cima da mesa. Com o avanço da tecnologia digital – soluções tipo Zoom, Teams etc - e um empurrãozinho do Covid-19, o que está acontecendo hoje, nesse exato momento, é o lento desaparecimento do próprio escritório, que dentro de uns 5 anos será totalmente substituído pelo “trabalho de qualquer lugar”. Nos próximos 10 anos será a vez do laptop sumir. Sim, a era do laptop também está chegando ao fim e ele vai desaparecer. Steve Jobs já declarava em 2010 – talvez um pouco prematuramente - que a era pós-PC havia chegado. Esse artigo: aqui, fala sobre o que vai acontecer com o laptop: se você pensar bem, com uma tela grande igual a da sua TV em casa, conexão com a Internet um mouse e um teclado sem fios, você pode acessar softwares e arquivos na nuvem - se quiser mobilidade, use um tablet. Parece incrível, mas dentro de 10 anos não sobrará nenhum vestígio do escritório retratado no vídeo.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
O avanço da tecnologia digital está desmaterializando o mundo físico e até o dinheiro vai desaparecer muito em breve. Com o sumiço do escritório não há motivos para as empresas seguirem existindo da maneira como as conhecemos. O fim da “organização industrial” se aproxima e com ele, o fim de toda uma era, da qual sentiremos saudade.
CONCLUSÃO:
Continuaremos vivendo no mundo real, ninguém vai pular para dentro do Metaverso, mas num mundo cada vez mais digital, no qual até o dinheiro será invisível, não espere “fundos de pensão” iguais aos atuais, aliás, para que os fundos de pensão não desapareçam junto com as empresas, eles precisam se transformar. As mudanças não acontecem de repente, temos tempo para mudar, mas não temos todo o tempo do mundo ...
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário