De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
“O conhecimento atual dessa tecnologia pelo conselho é lamentável”. Não sou eu quem está dizendo, quem diz isso é uma pesquisa feita com 200 conselheiros de empresas de capital aberto nos EUA, intitulada “Blockchain Digital Assets: Fad Disruption or Strategic Driver?”. Numa escala de 0 a 10, fica em 4 o entendimento dos conselheiros sobre os ativos digitais no blockchain e seus desenvolvimentos. A pesquisa também mostrou que 76% dos conselheiros acreditam que vai aumentar nos próximos dois anos a regulamentação das cryptomoedas pela SEC (CVM americana) e órgãos similares.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
"É importante que os conselhos estejam a par de novas tecnologias, de coisas que possam aparecer nas demonstrações financeiras das empresas, de coisas que em última análise possam ser um ativo para as cias como a tecnologia do blockchain (e NFTs) pode ser”, diz Lisa Edwards – Presidente da Diligent Corp. O problema, super preocupante na minha opinião, eu Eder, é que a maioria dos conselheiros não acha o blockchain relevante para as estratégias de negócio. Apenas 40% dos conselheiros "concordam" ou "concordam fortemente", com a afirmação de que os ativos digitais no blockchain serão “importantes para a competitividade global da minha empresa no futuro” e só 27% acreditam que a falta de atenção nessa área poderá prejudicar a competitividade da empresa.
CONCLUSÃO:
A prioridade imediata dos conselhos deveria incluir aprender o suficiente sobre blockchain para poder fazer as perguntas certas e monitorar riscos & oportunidades decorrentes da tecnologia do blockchain e como ela pode ser usada para melhorar os processos e modelo de negócios, mesmo que não a usem hoje. Dentre os que responderam a pesquisa acima, 54% indicaram que esse conhecimento vem hoje de assessoria externa, 24% os obtém através do CIO - Chief Information Officer e 11% por meio do CEO.
Nota: Na figura acima, registrado no Blockchain Gzillion, uma previsão que eu fiz em 30 de maio de 2020 sobre quando estaria disponível uma vacina contra o Sars-Cov2 (Covid-19). Estimei que seria no dia 18 de dezembro de 2020 (está registrado lá, impossível fraudar), acabou sendo no dia 11 de dezembro de 2020 quando a FDA aprovou nos EUA a vacina Pfizer–BioNTech. Nada mal minha previsão, errei por apenas uma semana!
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Directors Must Grow Their Knowledge of Blockchain, escrito por Bill Hayes
Nenhum comentário:
Postar um comentário