De São Paulo, SP
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
A Dra. Bronwyn King, que tem cerca de 50 anos de idade e mora na Australia, é uma médica oncologista especializada em câncer de pulmão. Apesar de todos os esforços, praticamente todos seus pacientes acabam morrendo. Estima-se que o tabaco tenha vitimado cerca de 1 bilhão de pessoas no século passado. Um belo dia, a operadora do plano de previdência complementar ofereceu à Dra. Bronwyn a oportunidade de conversar com um de seus planejadores financeiros sobre os investimentos do plano dela. Na conversa, a Dra. Bronwyn descobriu que seu $$$ estava investido no portfolio “default”, mas que ela tinha a opção de escolher outros portfolios caso não quisesse seu $$$ investido em empresas de mineração, álcool ou ... tabaco. Ela quase surtou! Passou a vida toda tentando salvar pessoas do câncer de pulmão e seu dinheiro estava ajudando a matá-las.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Cerca de 90% dos maiores fundos de pensão do mundo investem na indústria de tabaco, 95% dos grandes bancos não possuem política que os impeça de emprestar e financiar empresas de tabaco e as seguradoras (inclusive de saúde) investem no setor. Hoje morrerão 19.178 pessoas por causa do fumo, em 2022 serão 7 milhões de pessoas, apenas 10% dos indianos permanecem vivos 5 anos após diagnosticados com câncer de pulmão. Se quiser mais nºs da tragedia, assista o vídeo acima. Esse é um problema de todos nós, mas mesmo que você vire o rosto para o lado e não se importe, há milhões de outras pessoas que se importam. Se o $$$ do seu plano de previdência complementar – seu dinheiro - está investido na indústria de tabaco, você tem o poder de fazer alguma coisa: você pode pedir que parem de investir no setor de tabaco com seu $$$
CONCLUSÃO:
Todo investimento que VOCE faz, vai moldar o mundo. Pergunte para você mesmo, se seu $$$ esta sendo investido no mundo que você quer no futuro, para você, seus filhos, seus netos. Propósito não tem idade. Esse é um dos exemplos que apresento aos meus alunos no curso de certificação de conselheiros quando falo de ESG, o resto é "purpose washing".
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário