O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
O consumidor rico compra essencialmente as mesmas coisas que o pobre. Você pode ver na TV o Presidente bebendo uma Coca-Cola, o Papa bebendo Coca-Cola, Tom Cruise bebendo Coca-Cola, mas você também pode beber uma Coca-Cola. Uma Coca-Cola é uma Coca-Cola e nenhum dinheiro do mundo pode te comprar uma Coca-Cola melhor do que aquela que um morador da favela está bebendo. Todas as Cocas são iguais e todas as Cocas são gostosas. Você sabe disso, o Presidente sabe disso, o Papa sabe disso, Tom Cruise sabe disso, o morador da favela sabe disso, todos sabem disso. Na Europa medieval, os aristocratas e a realeza tinham uma alimentação bem melhor do que os camponeses e os pobres – eles absolutamente, não comiam a mesma coisa. Um comia perdiz, o outro mingau, cada classe tinha sua comida. Quando a Rainha Elisabeth foi visitar os EUA, o Presidente Eisenhower lhe comprou um hot dog com a certeza de que ela não poderia conseguir um melhor no Palacio de Buckingham do que aquele que ele comprou por US$ 0,20 porque não existe um cachorro-quente melhor do que o da carrocinha de cachorros-quentes. Nem por US$ 1, nem por US$ 10, nem por US$ 100.000 a rainha conseguiria um cachorro-quente melhor do que um que custa US$ 0,20, que qualquer pobre mortal pode comprar.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
As vezes fantasiamos sobre coisas que as pessoas lá no topo da pirâmide social, os ricos, os milionários, tem que você não tem e que as coisas deles são melhores que as suas só porque eles têm mais $$$ do que você. Mas eles bebem a mesma Coca-Cola, comem o mesmo cachorro-quente, assistem os mesmos filmes e programas de TV. Os ricos não podem assistir uma novela das oito mais engraçada ou uma versão do Freddy Krueger mais assustadora. Você pode se divertir tanto quanto eles, você pode ter os mesmos pesadelos. Mas você ter acesso ao mesmo IPhone que o Jeff Bezos, não significa que você terá os mesmos resultados que ele. A tecnologia transforma pequenas diferenças de habilidade em resultados assimetricamente diferentes.
CONCLUSÃO:
Os fundos de pensão ajudam as pessoas a poupar para o futuro, mas não é quanto $$$ que cada um poupa que traz a desejada segurança, mas sim como cada um gasta o que poupou. Pense nisso.
Grande abraço,
Eder
Fonte: The Philosophy of Andy Warhol, New York: Harcourt, 1975
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