De São Paulo SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Nos próximos 30 anos o papel que o capital humano (leia-se: empregados) desempenha hoje na base da economia vai mudar radicalmente e a empresa industrial sairá de cena, dando lugar a diferentes formas de organização. A tecnologia do blockchain possibilitará a criação de novas soluções para qualquer transação que envolva “confiança”, seja entre pessoas ou organizações. A economia digital desencadeará a 3a maior transformação social que o ser humano experimentou depois do advento da agricultura e da revolução industrial.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Quem atua no segmento de previdência complementar há bastante tempo sabe que os fundos de pensão têm sido basicamente a mesma coisa há mais de um século - quando foram criados - e seguem quase imunes à mudanças estruturais, a despeito das enormes transformações na sociedade e em todos os segmentos de negócios até aqui. Mas a tecnologia faz tudo evoluir e é impossível detê-la. A IBM não se tornou a Microsoft, a Microsoft não se tornou o Google, o Google não se tronou o Facebook, o Facebook não se tornou a Amazon, a Amazon não vai se tornar a CoinBase. O mundo muda e os competidores anteriores precisam encontrar um novo caminho porque a atividade é nova.
CONCLUSÃO:
Quando você manda um e-mail pela Internet você clica num ícone no seu computador que é um envelope igual ao que costumávamos enviar pelo correio, mas a tecnologia por trás da entrega não tem nada a ver com aquilo. Se você pensar sobre o futuro dos fundos de pensão sob essa perspectiva, as possibilidades são ilimitadas, mas lembre-se: o futuro tende a ser bem diferente do passado, na verdade, totalmente diferente.
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário