quinta-feira, 15 de setembro de 2022

TE CONTEI? “ELES NÃO SABIAM QUE ERA IMPOSSÍVEL, ENTÃO ELES FIZERAM”

 



 De São Paulo, SP.


O QUE ACONTECEU: 

Em 1939 durante seu primeiro ano na Universidade da Califórnia, Berkeley, o estudante de doutorado George Bernard Dantzig chegou atrasado para a aula de estatística do Prof. Jerzy Neyman. A aula já tinha terminado e não tinha ninguém na sala, mas no quadro ele viu dois problemas que imaginou serem exercícios para entregar na aula seguinte. Copiou e foi pra casa. Alguns dias depois se desculpou com o Prof. Neyman por ter demorado muito a resolver os exercícios: “Os problemas foram bem mais difíceis do que eu pensei, o senhor ainda quer que eu entregue”? “Joga ai na mesa que eu olho depois”, respondeu o professor.


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Seis semanas depois, num domingo de manhã, Dantzig e sua esposa foram acordados com alguém batendo insistentemente na porta. Era o Prof. Neyman eufórico. Os problemas que Dantzig resolveu pensando ser dever de casa eram, na verdade, dois famosos teoremas que nunca haviam sido provados em estatística. Danzig concluiu seu doutorado (interrompido pela II Guerra) em 1946 na UC Berkley e terminou sua vida trabalhando como professor de pesquisa operacional em Stanford. Em 1975 recebeu do Presidente Henry Ford a Medalha Nacional de Ciência e morreu em 13 de maio de 2005 na sua casa em Stanford.


CONCLUSÃO: 

A frase do título é do escritor americano Mark Twain e a história (verdadeira) ensina a todos nós que o impossível é apenas aquilo que ainda não foi feito. Construir um novo modelo para os fundos de pensão ... não, não é impossível.

 

Grande abraço,

Eder.


Fonte: The Unsolvable Math Problem, escrito por David Mikelson


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.