De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
O que faz uma empresa ótima para se trabalhar remotamente? Os benefícios? Reembolso de WiFi? Eventos virtuais para conexão com os colegas? Reuniões presenciais ocasionais para integração? Diversidade e flexibilidade tão valorizadas pelos jovens? Sim, sim, sim, sim e sim – mais: liderança eficaz, colegas gente-boa, bons gestores, salário competitivo, comunicação clara, treinamento útil e engajamento em geral. O ranking “Quartz 2022 - Best Companies for Remote Workers” (resultado completo: aqui) celebra esse ano as 83 empresas que claramente entenderam o que é necessário quando o local de trabalho fica na nuvem e é preciso manter a coesão e a transparência independentemente dos empregados aparecerem fisicamente no escritório.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
As melhores práticas dessas empresas em uma série de áreas consideradas importantes hoje pelos empregados, eu diria até cruciais mesmo, podem ser exatamente aquilo que as pessoas estão procurando nesse mundo pós-pandemia. Muita gente está em busca de um novo empregador, de novas ideias, de novas práticas organizacionais, de novos ares e de propósitos corporativos alinhados com seus propósitos pessoais. A campeã em 2022 foi a agência de marketing 3Q/DEPT, cujo trabalho é 100% remoto, mas na lista tem também um mix de empresas incluindo aquelas com trabalho híbrido.
CONCLUSÃO:
Lideranças que alegam ser imprescindível a interação pessoal para manter uma cultura corporativa colaborativa e voltada para inovação, terão sérios problemas com o inevitável fim do escritório como ferramenta de gestão. Passaremos a classificar os líderes em dois tipos: (i) aqueles A.C. (antes do cafezinho); e aqueles D.C. (depois do cafezinho).
Nenhum comentário:
Postar um comentário