De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Quando o cenário econômico é extremamente instável e os retornos dos investimentos
caem, a comunicação com os participantes deveria subir, mas muitos fundos de
pensão não sabem o que dizer. Se as pessoas não sabem o que está acontecendo e
faltam informações, elas tendem a tirar suas próprias conclusões
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Aqui vão algumas sugestões do que comunicar nessas situações: (i) coloque
os momentos de queda dos mercados no contexto histórico: explique que as baixas
são sucedidas por altas, mas não adianta só falar: MOSTRE (tipo o gráfico
acima); (ii) use mais recursos visuais na comunicação, quanto mais visual, mais
rápida é a assimilação da mensagem e por mais tempo fica retida – nosso cérebro
processo imagens 60.000 vezes mais rápido do que texto; (iii) mostre que é impossível
tentar acertar os movimentos do mercado, então você pode acabar vendendo na baixa,
comprando na alta e perdendo; (iv) lembre o participante que o papel do fundo
de pensão é cuidar dos investimentos dele exatamente para não deixa-lo tomar decisões
irracionais, baseadas em emoções. Veja o que acontece na alocação em ações por
pessoas físicas, investidores institucionais e planejadores financeiros, quando
há uma queda de 10% a 20% no S&P500, nesse estudo: aqui.
CONCLUSÃO:
Numa
pesquisa de 2019 da YCharts, 63% dos investidores disseram SIM quando
perguntados se “Uma comunicação mais frequente e/ou personalizada de seu
planejador financeiro resultaria em maior confiança na estratégia de
investimentos” e outros 85% afirmaram considerar a frequência e estilo de
comunicação ao decidir se contratam ou não os serviços de um planejador
financeiro. Não coloque apenas “Feliz Natal” no extrato de fim de ano do seu
fundo de pensão se o ano foi ruim, ao invés disso: explique.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Samantha Russell - Chief Evangelist,
FMG Suite.
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