De Sāo Paulo, SP.
Longo prazo, os fundos de pensão só sobreviverão se conseguirem atrair, hoje, as novas gerações, mas para isso precisam entender a geração que começou a entrar no mercado de trabalho no pós-pandemia do Covid-19: a GenZ.
Como a GenZ compra
A Geração Z ou simplesmente GenZ, é grande consumidora. Esses jovens adultos ultrapassam a população geral em gastos com vestuário, artigos para casa | decoração e produtos de beleza | cuidados pessoais.
Esse consumo discricionário ininterrupto não mostra sinais de arrefecimento, apesar da GenZ ter um baixo sentimento de bem-estar financeiro. A tendência a um maior consumo se deve, em parte, porque eles se divertem comprando.
Comparados com a população geral, 44% dos GenZ disseram que é muito agradável fazer compras online (46% nas lojas físicas) contra 36% e 37%, respectivamente, da população geral.
Ao contrário do que se pensa, a GenZ gosta de comprar tanto sentada no sofá como frequentando lojas físicas em shoppings. Isso reflete a maneira que eles interagem com marcas: em todo lugar e o tempo todo.
A GenZ compra, consistentemente, em altos volumes quando comparada a população geral. Em categorias como artigos para casa, produtos eletrônicos e produtos com beleza e cuidado pessoal, 73% dos adultos da GenZ reportaram ter feito ao menos uma compra no mês anterior a pesquisa, comparados com 62% de todos os respondentes.
Tem mais, 13% disseram ter feito cinco ou mais compras de produtos para casa num único mês, número que cai para 7% (quase a metade) para a população geral. A GenZ não apenas tende a fazer uma ou mais compras por mês nas categorias mostradas no gráfico abaixo, como eles tendem a ultrapassar as demais gerações no extremo da escala - entre as pessoas que fazem cinco ou mais compras por mês.
Esse comportamento de compra com alta frequência, representa uma grande oportunidade de engajamento para as marcas que queiram cimentar a lealdade com esses jovens consumidores.
O engajamento com a GenZ pode ser direcionado por meio de apps e mensagens enviadas por SMS ou Wathsapp para seus smarthpones, alcançando-os onde estiverem.
Compram muito e experimentam novas marcas
A alta frequência de compras, permite aos jovens experimentar coisas novas. Quando questionados se compraram um produto de uma marca nova para eles no último mês, os membros da Geração Z ficam consistentemente à frente da população em geral. Por outro lado, os baby boomers tendem a ficar com as marcas que lhes sāo familiares.
No gráfico abaixo, você pode ver a percentagem de respondentes de cada geraçāo que comprou algo de uma nova marca no mês passado. A GenZ ganha de todas as demais geraçōes nas categorias de produtos de beleza-cuidados pessoais, vestuário-sapatos-acessórios, , artigos para casa-decoração e produtos eletrônicos - mostradas no gráfico.
Esta tendência é reforçada por ganhos recentes na confiança do consumidor e impulsionada por um desejo subjacente de alcançar status social e “fazer parte do grupo”, características comuns a jovens como os membros da Geração Z.
Aliado a isso tudo, uma pesquisa feita pela Morning Consult entre abril/2023 e abril/2024, envolvendo 17 países e cerca de 1.000 pessoas em cada país, mostrou que vem ocorrendo uma queda constante na parcela da população global que diz confiar nas grandes corporações e em seus líderes.
A confiança está se aproximando de um ponto crítico, além do qual o adulto médio estaria mais propenso a desconfiar ou na melhor das hipóteses, a confiar “muito pouco” neles.
Essa tendência negativa é digna de nota, porque a desconfiança e o sentimento negativo adicionam um ingrediente a mais de oportunidade para os fundos de pensão que se queiram construir uma nova reputação, após o movimento de rebrading recente.
Seu fundo de pensão “tá ligado”?
Os fundos de pensão que queiram atrair e criar engajamento com os jovens da GenZ precisam ter estratégias de marketing pra dispositivos móveis.
A Web3 e as inovações da cryptoeconomia vêm criando as inovações que estāo mais bem posicionadas para isso (mais sobre o assunto, em breve).
A mensagem é clara: os jovens estāo abertos à novas marcas, mas não basta atrai-los,. Somente aqueles que forem capazes de fidelizar os jovens hoje é que colherão frutos no futuro.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: “How Gen Z Shops”, escrito por Claire Tassin
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