segunda-feira, 3 de junho de 2024

GENZ: UMA JANELA DE OPORTUNIDADE PARA OS FUNDOS DE PENSĀO ATRAIREM OS JOVENS

 



De Sāo Paulo, SP.


Longo prazo, os fundos de pensão só sobreviverão se conseguirem atrair, hoje, as novas gerações, mas para isso precisam entender a geração que começou a entrar no mercado de trabalho no pós-pandemia do Covid-19: a GenZ.

Como a GenZ compra

A Geração Z ou simplesmente GenZ, é grande consumidora. Esses jovens adultos ultrapassam a população geral em gastos com vestuário, artigos para casa | decoração e produtos de beleza | cuidados pessoais.

Esse consumo discricionário ininterrupto não mostra sinais de arrefecimento, apesar da GenZ ter um baixo sentimento de bem-estar financeiro. A tendência a um maior consumo se deve, em parte, porque eles se divertem comprando.

Comparados com a população geral, 44% dos GenZ disseram que é muito agradável fazer compras online (46% nas lojas físicas) contra 36% e 37%, respectivamente, da população geral.

Ao contrário do que se pensa, a GenZ gosta de comprar tanto sentada no sofá como frequentando lojas físicas em shoppings. Isso reflete a maneira que eles interagem com marcas: em todo lugar e o tempo todo.

A GenZ compra, consistentemente, em altos volumes quando comparada a população geral. Em categorias como artigos para casa, produtos eletrônicos e produtos com beleza e cuidado pessoal, 73% dos adultos da GenZ reportaram ter feito ao menos uma compra no mês anterior a pesquisa, comparados com 62% de todos os respondentes.

Tem mais, 13% disseram ter feito cinco ou mais compras de produtos para casa num único mês, número que cai para 7% (quase a metade) para a população geral. A GenZ não apenas tende a fazer uma ou mais compras por mês nas categorias mostradas no gráfico abaixo, como eles tendem a ultrapassar as demais gerações no extremo da escala - entre as pessoas que fazem cinco ou mais compras por mês.


Esse comportamento de compra com alta frequência, representa uma grande oportunidade de engajamento para as marcas que queiram cimentar a lealdade com esses jovens consumidores.

O engajamento com a GenZ pode ser direcionado por meio de apps e mensagens enviadas por SMS ou Wathsapp para seus smarthpones, alcançando-os onde estiverem.

Compram muito e experimentam novas marcas

A alta frequência de compras, permite aos jovens experimentar coisas novas. Quando questionados se compraram um produto de uma marca nova para eles no último mês, os membros da Geração Z ficam consistentemente à frente da população em geral. Por outro lado, os baby boomers tendem a ficar com as marcas que lhes sāo familiares.

No gráfico abaixo, você pode ver a percentagem de respondentes de cada geraçāo que comprou algo de uma nova marca no mês passado. A GenZ ganha de todas as demais geraçōes nas categorias de produtos de beleza-cuidados pessoais, vestuário-sapatos-acessórios, , artigos para casa-decoração e produtos eletrônicos - mostradas no gráfico.




Esta tendência é reforçada por ganhos recentes na confiança do consumidor e impulsionada por um desejo subjacente de alcançar status social e “fazer parte do grupo”, características comuns a jovens como os membros da Geração Z.

Aliado a isso tudo, uma pesquisa feita pela Morning Consult entre abril/2023 e abril/2024, envolvendo 17 países e cerca de 1.000 pessoas em cada país, mostrou que vem ocorrendo uma queda constante na parcela da população global que diz confiar nas grandes corporações e em seus líderes.

A confiança está se aproximando de um ponto crítico, além do qual o adulto médio estaria mais propenso a desconfiar ou na melhor das hipóteses, a confiar “muito pouco” neles.

Essa tendência negativa é digna de nota, porque a desconfiança e o sentimento negativo adicionam um ingrediente a mais de oportunidade para os fundos de pensão que se queiram construir uma nova reputação, após o movimento de rebrading recente.

Seu fundo de pensão “tá ligado”?

Os fundos de pensão que queiram atrair e criar engajamento com os jovens da GenZ precisam ter estratégias de marketing pra dispositivos móveis.

A Web3 e as inovações da cryptoeconomia vêm criando as inovações que estāo mais bem posicionadas para isso (mais sobre o assunto, em breve).

A mensagem é clara: os jovens estāo abertos à novas marcas, mas não basta atrai-los,. Somente aqueles que forem capazes de fidelizar os jovens hoje é que colherão frutos no futuro.


Grande abraço,

Eder.


Fonte: “How Gen Z Shops”, escrito por Claire Tassin


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.