De Sāo Paulo, SP.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a população do Brasil agora em 2024 é de cerca de 203 milhões de habitantes
O Ministério da Previdência Social, através do Relatório Gerencial de Previdência Complementar, atualizado até abril de 2024, mostra que a quantidade de pessoas que participa de um plano de previdência complementar - tanto planos individuais (EAPC) como planos corporativos (EFPC) - é de aproximadamente 15 milhões de pessoas.
Portanto, 7,4% da população brasileira possuem planos de previdência complementar e apostam neles como principal veículo financeiro para obter segurança financeira no futuro.
Por outro lado, de acordo com a plataforma de dados VORONOI, criada pelos profissionais do Visual Capitalist para produzir dados sobre a cryptoeconomia, o Brasil está na sexta posição entre os países no mundo nos quais a população mais possui cryptomoedas (gráfico abaixo).
A VORONOI diz que 12% da população brasileira ou cerca de 26 milhões de pessoas, possuem cryptomoedas. Ou seja, já temos mais pessoas apostando na economia digital do que apostando nos planos tradicionais de previdência complementar como veículo de investimentos e poupança.
A previdência complementar é um dos mais lentos segmentos da economia a abraçar inovações e absorver novas tecnologias. PensionTechs como a uFund sabem bem disso.
Os fundos de pensão estão funcionando à margem da cryptoeconomia e se não começarem a ser reinventar rapidamente, ficarão para trás na competição entre os veículos financeiros usados pelas novas gerações para investir em busca de segurança financeira no longo prazo.
“Ao não mudarmos nada, nada muda” – Tony Robbins
Marketing Digital?
As grandes marcas e negócios usam atualmente plataformas de mídias sociais da Web2, como X (antigo Twitter), Facebook e LinkedIn, em suas estratégias de comunicação.
Não obstante, de acordo com o Digital Marketing Report - um relatório elaborado pelo Digital Channel - o marketing digital, que acontece em plataformas descentralizadas da Web3 usadas pela garotada das novas gerações, como Farcaster, Roblox e Lens, alcançará em 2028 o valor impressionante de US$ 650 bilhões – o dobro do valor atual.
Isso é muito dinheiro e para qualquer um que pretenda alavancar as estratégias de comunicação & marketing de uma marca ou negócio na economia digital, eu recomendaria entender a dinâmica que vem mudando vários aspectos das plataformas centralizadas de mídias sociais tradicionais da Web2.
As plataformas da Web3 sāo a espinha dorsal na qual muitos projetos e marcas novas vem promovendo engajamento, compartilhando atualizações de suas soluções e criando senso de comunidade com as novas gerações, tipo a GenZ.
Estar presente na arena de comunicação & marketing da Web3, por enquanto, significa ter presença também no X , no Instagram e manter uma conta oficial no Discord, plataformas centralizadas da Web2, mas que ainda são ferramentas importantes de comunicação e criação de comunidades.
Contudo, se seu fundo de pensão quiser chegar íntegro no futuro, precisa começar a explorar diferentes alternativas de comunicação, tipo Farcaster e Roblox, para ver como podem se beneficiar da audiência e da “vibe” dessas plataformas.
O maior desafio dos fundos de pensão é conseguir atrair a atenção (hoje) das novas gerações e para isso precisam participar das soluções da economia digital, se quiserem falar com e para os jovens.
De nada adiantará os fundos de pensão abraçarem tardiamente a cryptoeconomia e a Web3, como se fossem aquele cara que chega tarde demais na festa, quando todo mundo já encontrou um parceiro e não sobrou mais ninguém para curtir a noite.
Se os fundos de pensão não começarem a se mover agora, serão objeto de muitos artigos e estudos que mostram a quantidade insana de recursos, tempo e dinheiro gastos em esforços que simplesmente não se convertem em novos clientes | participantes.
95% dos anúncios | comunicação | marketing, acabam sem converter os alvos em clientes.
95 porcento! Se o seu fundo de pensão não quiser fazer parte dessa estatística, usar as ferramentas apropriadas para atrair e se comunicar com os jovens se torna algo ainda mais importante.
Laurence Liew, Diretor de Inovação do Singapure IA, ao falar sobre a ameaça que a inteligência artificial representa para os empregos, disse:
“A IA não vai substituir você. Você será substituído por alguém usando a IA para entregar uma performance melhor que a sua.”
Essa frase poderia, muito bem, ser adaptada para prever o futuro dos planos corporativos de previdência complementar:
“Os fundos de pensão não serão substituídos pelos investimentos da economia digital, como cryptomoedas, stablecoins e RWA (tokenização de ativos do mundo real). Eles serão substituídos por alguém usando os investimentos da economia digital para fornecer às pessoas uma poupança de longo prazo mais barata, moderna e eficaz.”
E para aqueles que não gostaram e/ou não acreditam nessas provocações, aqui vai mais uma. Criada pelo fantástico Jono Hey do Sketchplanations essa é para fazer o Conselho Deliberativo do seu fundo de pensão refletir:
“Somente peixes mortos seguem pra frente com a correnteza”
Grande abraço,
Eder.
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