De Sāo Paulo, SP.
Grupos de lobby em Washington, que defendem os interesses dos grandes bancos de Wall Street, enviaram uma carta para Casa Branca pedindo que o governo volte atras depois do presidente Joe Biden ameaçar vetar o esforço do congresso para reverter a regra SAB 121 emitida pela SEC. Membros da câmara e do Senado também enviaram cartas.
O congresso dos EUA rejeitou o Staff Accounting Bulletin no 121 (SAB 121), uma regra contábil controversa determinando que os bancos tratem os ativos digitais dos clientes de modo diferente dos demais ativos e mantenham os ativos digitais em seus balanços.
As firmas de crypto argumentam que isso ameaça a capacidade delas fazerem negocio com os bancos e os bancos concordam.
“A SAB 121 impede que as instituições financeiras reguladas ofereçam o serviço de custódia de ativos digitais em grande escala ao tratarem esses ativos como se pertencessem aos bancos ao invés de estarem simplesmente custodiados pelos mesmos”, explica uma carta assinada pela Associação Americana dos Bancos, pelo Fórum de Serviços Financeiros e por vários outros grupos.
“Instituições forçadas a registrar em seus balanços os ativos digitais sob custodia ficam sujeitos às exigências de manterem maior capital, liquidez e outras regras de prudência, diferente das instituições competidoras que não são bancos”, prossegue a carta.
Ao ameaçar vetar o projeto de lei (FAT 21) aprovado recentemente pelo congresso dos EUA, Biden argumentou que se aprovado, significaria que a SEC não poderia emitir regulamentação diferente sobre as cryptomoedas, restringindo a capacidade futura do órgão regulador buscar a estabilidade financeira relacionada aos cryptoativos.
O grupo de 11 senadores democratas (mesmo partido de Biden) que se posiconaram contra o presidente inclui o presidente da comissão de finanças do senado, que disse na semana passada durante o Consensus 2024 que a politica da SEC “basicamente define uma regra diferente para os cryptoativos de tudo que existe no setor financeiro”.
Os tecnocratas e burocratas da SEC parecem insistir em submeter a economia digital a sua regulamentação, quando o mundo todo clama pela criação de regras por órgãos que realmente entendam o que está em jogo na economia digital.
Quem vai ganhar essa queda de abraço? Façam suas apostas.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: “Wall Street Asks Biden Not to Veto Congress' Rejection of SEC Crypto Policy”, escrito por Jesse Hamilton e Nikhilesh De.
Nenhum comentário:
Postar um comentário