segunda-feira, 8 de julho de 2024

UMA GRANDE LIÇĀO PARA A PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR


De Sāo Paulo, SP.


No começo do Século XX um fazendeiro escocês voltava para casa após um dia de trabalho. Ao passar perto de um pântano, ouviu um pedido de socorro.

O fazendeiro correu em direção aos gritos e encontrou um menino preso na lama do fundo do pântano, incapaz de sair, afundando na água já a caminho de se afogar.

Rapidamente, o fazendeiro cortou um longo galho de árvore, se aproximou da beira do pântano, estendeu o galho para o garoto e o puxou para fora d’agua. Quando o garoto saiu, ele tremia e chorava convulsivamente.

- “Vamos para minha casa”, disse o fazendeiro, “você precisa se acalmar e se aquecer”.

- “Nāo, nāo”, respondeu o garoto, balançando a cabeça em negativa, “meu pai está me esperando, ele deve estar muito preocupado”.  

O garoto agradeceu o fazendeiro que o havia salvado e foi embora. No dia seguinte, o fazendeiro viu chegar em sua casa uma suntuosa carruagem, puxada por enormes cavalos de raça. Um cavalheiro, bem-vestido, desceu da carruagem e perguntou:

- “Foi você que salvou a vida do meu filho ontem”?

FILHO DO NOBRE CAVALHEIRO, SALVO PELO FAZENDEIRO (ESQUERDA)


- “Sim, fui eu”, respondeu o fazendeiro

- “Quanto te devo”?

- “Não me deve nada, fiz o que qualquer pessoa normal teria feito”

- “Nāo posso simplesmente ir embora, meu filho é muito importante para mim. Qualquer valor, me diz quanto”, insistiu o nobre cavalheiro.

- “Assim você me ofende, não quero mais falar sobre isso”, disse o fazendeiro virando-se para entrar em casa. Nisso, o filho do fazendeiro apareceu na varanda da casa, fazendo piruetas.

- “É seu filho”? perguntou o cavalheiro.

- “Sim”, respondeu orgulhosamente o fazendeiro, acariciando a cabeça do menino.

- “Vamos fazer o seguinte ...”, propõe o cavalheiro para o fazendeiro, “... deixe-me levar seu menino para Londres e custear a educação dele. Se ele for tão nobre quanto o pai, não nos arrependeremos da decisão”.

Passaram-se vários anos, o filho do fazendeiro se formou no ensino médio, depois na faculdade de medicina e se tornou mundialmente famoso como o homem que descobriu a penicilina. Seu nome: Alexander Fleming.

ALEXANDER FLEMING, DESCOBRIDOR DOS ANTIBIOTICOS


Antes da guerra, o mesmo filho daquele nobre cavalheiro deu entrada em um hospital de Londres com pneumonia grave. O que salvou sua vida, pela segunda vez (a primeira havia sido o quase afogamento)?

Sim, a penicilina, descoberta por Fleming.

O nome do nobre cavalheiro, que pagou a educação de Fleming, era Randolph Churchill e seu filho era Winston Churchill, que mais tarde se tornou Primeiro-Ministro da Inglaterra.

WINSTON CHURCHILL, PRIMEIRO MINISTRO DO REINO UNIDO


Talvez, esse evento tenha inspirado Winston Churchill a constantemente mencionar a “Lei do Retorno” e o resultado de nossas boas (e más) ações no longo prazo:

Aquilo que você faz hoje, vai retornar para você amanhã

 

Uma faceta da “Lei do Retorno” é que ela cai como uma luva para alertar as pessoas sobre a importância dos fundos de pensão e dos planos de previdência complementar:

Se você poupar hoje, a consequência positiva você sentirá amanhã ...”


Grande abraço,

Eder.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.